Blog navigation

Cubos De Rubik para iniciantes

8618 Visualizações
4 Comentários
(5)
 

A cubo magico, aquele objeto que esteve em nossa casa a vida toda, mas nunca soubemos como resolver... devo tentar? Com certeza, sim. O cubo magico nasceu em 1974 e foi nos anos 80 quando experimentou seu "boom". Em cada casa havia um cubo magico, mas nem todos eram capazes de fazê-lo. Os tutoriais eram poucos e distantes. Para se ter uma ideia, no site oficial da WCA, para o ano de 1982 há apenas 19 pessoas cadastradas e o tempo mais rápido foi de 22,95 seg. Nesta página (WCA) nenhum registro está disponível novamente até 2003, no qual há apenas 8 registros e um tempo recorde de 20,00 seg. Como você pode ver, não há muitos avanços nesses 21 anos. Mas algo acontece nos anos seguintes e tudo muda. O cubo magico está mais uma vez invadindo a sociedade, onde a Internet, o Youtube e uma sociedade cada vez mais digitalizada ajudam no crescimento, propagação e disseminação do mundo dos cubo magico. Até julho de 2018, há 27.052 inscrições no site da WCA e um tempo recorde de 4,22 seg. Então, devo tentar resolver o cubo magico? Mais uma vez, nossa resposta é SIM. Sabemos que você é um iniciante e vamos te dar algumas dicas para que você não se perca entre tantos cubos e quebra-cabeças.

Devo começar com o cubo de rubik 2x2?

cubo magico 2x2é mais fácil? Devo começar por aí? Mesmo que o 2x2 tenha menos peças do que um 3x3, não significa que seja mais simples. Na verdade, a dificuldade entre um 2x2 e um cubo 3x3 é muito semelhante. Simplesmente, no cubo 2x2 temos um passo a menos para realizar e menos casos na última face, mas o método de resolução é muito semelhante. Então, devo começar com o 2x2? Nossa recomendação é que você comece com o clássico cubo magico, o 3x3. Por que? Porque quando soubermos fazer o 3x3, o cubo 2x2 não vai representar nenhuma dificuldade, vamos nos sentir mais seguros para fazê-lo e mais positivos quando vemos que com mais alguns algoritmos, resolvemos sem problema e além disso, usamos conhecimento que já conhecemos. Além disso, é uma ótima base para começar a fazer 4x4, 5x5... ou modificações tão famoso quanto o mirror. É, portanto, um erro começar com o cubo 2x2? Não. Se você acha que é melhor para você começar com esse cubo, não há problema, justo quando você chegar ao 3x3 você terá que aprender mais alguns algoritmos. Se você quiser começar com o 2x2 você tem o nosso tutorial no blog.

2x2

Que cubos você recomenda para iniciantes?

Temos claro, para iniciantes recomendamos começar com os cubos clássicos: 2x2, 3x3, 4x4 e 5x5... Uma vez dominado esses cubos, podemos adicionar mais cubos com diferentes formas, como um pyraminx, um mirror, um skewb, um megaminx, e por que não, um square-1. Muitos desses cubos partem da base de saber como fazer uma 3x3... Você entende agora por que recomendamos saber como fazer 3x3? Deixamos o link de mais um artigo do nosso blog no qual falamos sobre o cubos de rubik que recomendamos para iniciar uma coleção e alguns cubos que recomendamos por seu grande valor por dinheiro. Quer saber quais são eles? Clique aqui

2x2
3x3
4x4
pyraminx
Megaminx
skewb

Que conselho você me dá ao comprar meu primeiro cubo magico?

Quando queremos comprar nosso primeiro cubo magico sempre vamos para um amigo que sabe como fazê-lo ou, claro, para a Internet. Na Internet encontraremos uma infinidade de fóruns e vídeos, onde cada pessoa dá sua opinião sobre qual é o melhor cubo magico, mas você realmente precisa da melhor cubo magico para começar o cubear? A resposta é clara, não. Temos que levar em conta o orçamento que queremos gastar no nosso primeiro balde e a partir daí procurar o certo para nós. Mas já temos muitas ideias na cabeça: esse cara disse que o melhor cubo é qiyi, mas esse outro diz que o melhor é de Moyu, e ela diz que prefere GAN... E agora o que eu faço? A primeira coisa que devemos fazer é ser claros sobre uma coisa: não precisamos ter o melhor cubo para começar o cubo. Por que? Porque não vamos ter todo o desempenho que ele nos oferece e porque quando você sabe como fazer o cubo, você não vai querer apenas um; você vai adquirir cada vez mais até encontrar o seu "principal".

De qual marca eu compro meu primeiro balde?

Mas então é melhor para mim comprar o cubo Moyu, qiyi ou GAN? Atualmente, existem muitas marcas que fabricam cubos e muito poucas fazem cubos que têm uma curva áspera ou desajeitada. Embora seja verdade que apostar em uma marca reconhecida como Moyu, qiyi ou GAN nos "garantirá" um bom cubo, essas marcas têm ao mesmo tempo submarcas de baixo custo com produtos com grande retorno e a preços mais baixos. Além disso, há outras marcas também reconhecidas e de baixo custo. Moyu, por exemplo, tem várias submarcas como Guoguan, Cong Desing e mofang jiaoshi. Esta última é uma marca de baixo custo com cubos com ótimo custo-benefício. Outros cubos de marcas mais low cost, mas com boas voltas seriam shengshou, Z-Cube ou Lefun, que acaba de entrar forte no mercado.

Há cubos de rubik para tolos?

Isso é fatal para mim... há cubos de rubik para tolos? Nos anos em que trabalhamos Kubekings, nos deparamos com essas perguntas quase diariamente. Há pessoas que podem ficar frustradas ao tentar realizar o cubo magico pela primeira vez e nos perguntar sobre cubos de rubik para bonecos. Não desanime! Tentar é o primeiro passo para o sucesso. Não há cubos de rubik para tolos, porque todos serão capazes de realizar a cubo magico com um pouco de paciência. Existem inúmeros tutoriais na Internet. Publicamos alguns muito bons e simples em nosso blog. Quer aprender a fazer cubo magico 3x3? Clique aqui Quer saber como fazer as cubo magico 2x2? Clique aqui Quer saber como fazer as cubo magico 4x4? Clique aqui Quer saber como fazer as pyraminx? Clique aqui Quer saber como fazer as skewb? Clique aqui Quer saber como fazer as megaminx? Clique aqui Mas se você ainda acha que essa cubo magico é muito para você, há alguma modificação de adesivos do 3x3 que facilita sua resolução. Com esses cubos os passos são simplificados. Em Kubekings projetamos alguns adesivos há alguns anos em que simplificamos as cores do 3x3, em vez de ter 6 cores, existem apenas 3. Estamos falando do alfacubo magico. Agora Z-Cube lançou seu próprio cubo com 3 cores, é chamado de sanduíchez-cube.

cubo facil
z-cube-sandwich

Z-Cube também projetou o z-cube One Layer, que é um cubo que só tem cores em uma camada e nos centros, de modo que o resto do peças não desempenham nenhum papel e facilita muito a resolução do cubo.

Conclusão

É hora de tirar a poeira dessa cubo magico que está em sua casa há anos, você não sabe mais de onde veio, mas faz parte dela... seus rostos parecem que eles nunca mais estarão juntos e para mais voltas que damos só conseguimos montar um rosto! Não há cubos de rubik para bonecos, há cubos de rubik para aquelas pessoas corajosas que enfrentam novos desafios diariamente. Você acha que as crianças que fazem o cubo magico no parque são gênios? Claro, mas você também. Vamos lá, RESOLVa!

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Artigos

Deixe um comentário

Comentários

  • el enano corvo2002
    Por:El enano corvo2002 Sobre 10/07/2020
    Avaliação:
    5.0

    es muy bueno yo empeze con sus tutoriales y eran de gran ayuda

    saludos

  • Ana margarita
    Por:Ana margarita Sobre 14/01/2020
    Avaliação:
    5.0

    Me gusto mucho la explicación, mi niño tiene 8 años y le regalaron un cubo de. 9 Piezas, y estoy muy contenta porque en un dia vio los vídeos y al otro dia lo armo en 2 minutos y medio y ya lo arma de memoria en 2 minutos y de eso hace 2 semanas. Espero continúe mejorando.

  • Edwin
    Por:Edwin Sobre 02/10/2019
    Avaliação:
    5.0

    Deseo saber si viene alguno para personas ciegas.

  • María
    Por:María Sobre 05/07/2018
    Avaliação:
    5.0

    Genial post! La verdad que cuando compré mi primer cubo estaba súper liada.. solo veía vídeos de los mejores cubos y me dolía tener que gastar ese dinero. Os pregunté y me recomendasteis el warrior, que acaba de salir al mercado... Muchas gracias! Aprendí rápido con los vídeos que hacéis y después os he comprado muchos más.
    Ahora tengo un SM y ya hago en cubo con una media de 23 seg! Aún me queda mucho, pero estoy contentísima.
    jajaja me ha encantado eso del cubo de rubik para tontos...! la verdad que el sandwich tiene pinta de ser muy sencillo, a lo mejor compro uno para mis primos, que siempre me quitan mis cubos...
    Un saludo chicos, como siempre un placer! :)