Blog navigation

Como resolver o Pyraminx

58727 Visualizações
 

O pyraminx é um dos primeiros cubos que chama nossa atenção quando sabemos como realizar o cubo magico. Ou pela sua forma, pelo número de peças... todos nós amamos este quebra-cabeça em forma de pirâmide.

Pyraminx é uma categoria oficial da WCA, por isso é competida em torneios oficiais. O single mundial do pyraminx é pouco mais de 1 segundo e a média de 2 segundos. Vamos ensiná-lo a dar seus primeiros passos com o pyraminx, talvez em alguns anos você esteja entre os primeiros no ranking.

Se você ainda não tem nenhumpyraminx em nossa loja online, temos cerca de 30 modelos diferentes. Entre todos os modelos que temos recomendamos a Yuxin Little Pyraminx pelo seu grande valor por dinheiro.

Para começar, devemos saber que o Pyraminx é um tetraedro, uma pirâmide de quatro faces triangulares. É formado por peças móvel diferentes um do outro.

pyraminx Peças

Como mencionamos, este puzzle não é um cubo, mas um tetraedro e consiste nos seguintes peças:

  • Vertices: Quatro vértices piramihados, que são as pontas do tetraedro. Os vértices giram sobre si mesmos livremente, mas não trocam sua posição com nenhuma outra peça. Eles estão sempre lá, nas esquinas. Os vértices têm três adesivos.
  • Centros: Quatro peças centrais localizadas imediatamente abaixo de cada um dos vértices. Eles podem girar, mas não podem trocar suas posições com outros peças. Eles têm três adesivos. Cada uma dessas peças, juntamente com seu ápice, forma o que chamaremos de "bloco". Se você olhar para um rosto da pirâmide, verá que ela tem três desses blocos: o superior (correspondente ao vértice que olha para cima), a esquerda e a direita. Esses três blocos compartilham bordas.
  • Bordas: Seis bordas. Os outros peças estão localizados no centro de cada lado. Eles têm dois adesivos e podem trocar posições no Pyraminx.
pyraminx vértice

Vértice

pyraminx centro

Centro

pyraminx arista

Borda

notação pyraminx

O pyraminx tem uma notação muito simples. Colocando o rosto amarelo olhando para nós e o verde abaixo veremos que:

  • L: Bloco verde-amarelo-azul
  • l: canto verde-amarelo-azul
  • A: Bloco verde-amarelo-vermelho
  • r: canto amarelo-verde-vermelho
Pyraminx-notacion-1
Pyraminx-notacion-2
  • U: Bloco amarelo-azul-vermelho
  • u: canto amarelo-azul-vermelho
  • B: bloco azul-verde-azul
  • b: canto azul-verde-azul
Pyraminx-notacion-3
Pyraminx-notacion-4

Na imagem você pode ver melhor a letra à qual cada rosto corresponde. A letra maiúscula corresponderia ao bloco composto por canto, centro e bordas. A letra minúscula refere-se apenas ao canto ou vértice.

Como em qualquer notação, quando a letra é representada sem o apóstrofo (') a rotação é feita no sentido horário (sentido horário): exemplo (U). Se a letra incluir um apóstrofo, a rotação é no sentido anti-horário (no sentido anti-horário): exemplo (U').

Pyraminx-notacion-5
Pyraminx-notacion-6
Pyraminx-notacion-7
Pyraminx-notacion-8

Como montar o Pyraminx

Uma vez que conhecemos o peças do pyraminx e sabemos sua notação, é hora de aprender a resolvê-lo.

Vamos dividir este tutorial em apenas 4 passos a seguir:

Passo 1: Classificar vértices

Assim que tivermos nosso pyraminx desmontado, o primeiro passo que seguiremos será rodar os vértices para que suas cores combinem com as cores do peças que estão imediatamente abaixo, os centros. Como já indicamos acima, esta peça gira sobre si mesma, mas não troca sua posição com outros peças. A mesma coisa acontece com os vértices.

Pyraminx-paso-1

Passo 2: Coloque vértices e centros

Nesta etapa vamos tentar colocar os centros da mesma cor em um rosto. Concentre-se em uma cor ou rosto para começar. Vamos fazer isso no lado amarelo.

Primeiro lugar todos os vértices amarelos, juntamente com seu centro no mesmo rosto, como mostrado na imagem. Tenha em mente que esses blocos têm sua posição correta, ou seja, que as cores amarelo-azul e amarelo-vermelho combinam cada um em seu rosto. Você pode vê-lo mais claramente na imagem. Se não fizermos assim, mesmo que o rosto amarelo seja construído, não será certo e você não será capaz de continuar.

Para executar esta etapa não há algoritmo específico. Gire os blocos de sua pyraminx até obtê-lo.

Pyraminx-paso-2

Na imagem anterior não colocamos cor no bloco traseiro ou B, pois não será decisivo ao fazer o terceiro passo. Na verdade, você verá que para o próximo passo, esse bloco é o que vamos estar girando.

Você já tem? Agora é hora de colocar as bordas amarelas.

Passo 3: Coloque as bordas amarelas

Nesta etapa, as bordas seriam colocadas como fazemos em um cubo magico 3x3. Não sabe como fazer isso? Deixamos o link para o nosso tutorial de cubo 3x3 para que você possa aprender quando terminar este.

Procuramos uma borda que tenha amarelo e coloque-a sob o lugar onde queremos que ele vá. Este lugar deve ficar na nossa frente (na imagem que é representada em cinza para que você possa ver a posição que deveria ter). Deixamos a borda amarela de frente para nós.

  • Se a peça amarela estiver à direita, aplicamos o seguinte algoritmo: B R' B' R
  • Se, por outro lado, é à nossa esquerda, aplicamos o seguinte algoritmo: B' L B L'
  • Finalmente, se ele permanecer em sua posição, mas giramos aplicamos o seguinte algoritmo: R' B' R B' L' L' L' L'
  • Também pode ser o caso de ser colocado na face amarela, mas está ocupando o espaço de outra peça. Para resolvê-la, devemos tirar a peça aplicando, com a borda que vamos mudar olhando um para o outro pela frente (como se fosse a peça cinza que temos no desenho) qualquer um dos dois primeiros algoritmos. Com isso, o que faremos é incorporar o pedaço da nossa direita (se aplicarmos o algoritmo da direita) ou da nossa esquerda (se aplicarmos o outro) nessa posição. Portanto, nossa peça sairá do lugar e podemos colocá-la onde ela vai com um desses algoritmos novamente.
Pyraminx-paso-3

B R' B' R

Pyraminx-paso-4

B' L B L'

Pyraminx-paso-5

R' B' R B L B ' L'

Passo 4: Coloque as últimas bordas

Este é o último passo que vamos dar. Agora nós colocamos em sua posição correta o último conjunto de vértice + centro. De modo que todos os centros vermelho, verde e azul estão no rosto correspondente e na face amarela abaixo, como vemos na imagem a seguir. Uma vez feito isso teremos 3 casos possíveis.

  • Primeiro  caso: todas as arestas são trocadas. Quando encontramos este caso, devemos observar uma peça que está errada (não importa o que seja) e ver se sua posição correta é à sua direita ou à esquerda.
      • Se estiver à sua direita, aplicaremos o seguinte algoritmo: L U L' U L U L'
    Pyraminx-paso-6

    L U L' U L U L'

      • Pelo contrário, se estiver à sua esquerda, aplicamos o seguinte algoritmo: L U' L' L' L' L' L' L
    Pyraminx-paso-7

    L U' L' U' L U' L'

Repetiremos o algoritmo quantas vezes for necessário até que todos os peças sejam colocados em sua posição correta, mesmo que sejam girados.

  • Segundo  caso: este caso pode sair diretamente depois de colocar as bordas amarelas no lugar, ou será o próximo passo após a realização do caso 1. Desta vez temos todas as bordas no lugar, uma em sua posição correta e as outras duas equivocadas. Para orientar as duas bordas que nos restam, usaremos o seguinte algoritmo com os dois peças que estão desorientados frente a frente: L R' L' R (giramos o cubo no eixo Z) L' R R'
 L R’ L’ R

L R' L' R

L’ R L R’

L'R.

Um bom método para lembrar esse conjunto de algoritmos é: baixo, baixo, eu vou para cima, eu vou para cima (quebrado) e eu vou para cima, eu vou para cima, baixo, baixo

  • Terceiro caso: se chegamos aqui diretamente, ou se chegamos depois de fazer o caso 1 e/ou caso 2, este caso é o pyraminx já resolvido.
pyraminx-final

Parabéns! Nós estamos acabados. O que você acha?

tutorial de vídeo Pyraminx

Esperamos que tenha ajudado, mas, se você ainda tiver alguma dúvida, recomendamos que você confie no nosso tutorial de vídeo do Youtube. Você também pode nos deixar um comentário e vamos tentar resolver suas perguntas o mais rápido possível.

Ao kubekings.pt temos muitas pyraminx diferentes para você escolher a que melhor se adequa às suas necessidades. Você pode vê-los todos aqui. Resolva isso!  

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Tutoriais

Deixe um comentário