Blog navigation

Notação Cubo Magico

55196 Visualizações
5 Comentários
(5)
 

Neste artigo vamos aprender a notação para Cubo Magico 3x3, 2x2 e 4x4. Essas letras que aparecem nos aplicativos que usaremos para nos cronometrar em que vemos um L, um R, um U... eles são notação, eles têm o seu significado e eles são essenciais para aprender novos métodos.

Portanto, neste tutorial vamos aprender o que essas letras significam, vamos ver que é algo muito simples e é sobre prática e lógica. Começar!

Notação básica para Cubo Magico 3x3

Para começar com a notação vamos tirar o cubo de um rosto de referência (por exemplo, branco, verde, vermelho); veremos que temos seis voltas: direita, esquerda, superior, inferior, frontal e, finalmente, face traseira. Se você encontrar a letra sozinha, a curva é no sentido horário e se ela carrega um apóstrofe, a curva é no sentido anti-horário.

notacion 3x3-1
notacion 3x3-2

Cada letra refere-se a uma camada e eles estão em inglês.

  • U (Up): Camada superior (Rosto Branco)
  • D (Para baixo): Camada inferior (face amarela)
  • R (à direita): Camada direita (Face Vermelha)
  • L (Esquerda): Camada esquerda (rosto laranja)
  • F (Frente): Camada frontal (Face Verde)
  • B (Costas): Camada traseira (Face Azul)

Com essas siglas já teríamos todas as camadas básicas referenciadas.

3x3-1
3x3-2
3x3-3
3x3-4
3x3-5
3x3-6

Notação das camadas centrais do cubo magico

Você já conhece as voltas das camadas básicas, agora vamos ver as voltas das camadas centrais. Estes são usados muito menos, mas é importante conhecê-los no caso de eles saírem em qualquer algoritmo.

Só temos três camadas "M", "E" e "S".

  • Camada "M": Esta camada está localizada entre as camadas "L" e "R" e se comporta da mesma camada "L" para rotação. Ou seja, saber de que lado temos que virar para nós temos que imaginar que o relógio está na cara "L".
  • Camada "E": A camada "E" está localizada entre as camadas "D" e "U" e gira na mesma direção que a camada "D".
  • Camada "S": Finalmente, a camada "S", esta está localizada entre as camadas "B" e "F" e gira na mesma direção que a camada "F".
Capa M
Capa E
Capa S
cubo 3x3-1
cubo 3x3-2
cubo 3x3-3

Tipos de giros

Agora devemos ter em mente que todas as camadas podem ter diferentes curvas; por exemplo, a camada superior você pode ter as seguintes reviravoltas.

  • Sentido horário (sentido horário)
  • Sentido anti-horário (no sentido anti-horário)
  • Giro duplo (isso não importa se for feito a tempo ou no sentido anti-horário, já que chegamos ao mesmo ponto)
  • Rotação de duas camadas (isso significa que giramos a camada U e a adjacente)

Para representar esses casos em notação, seria feito da seguinte forma (exemplo com a camada superior U):

  • Sentido horário: U
  • No sentido anti-horário: U'
  • Giro duplo: U2
  • Rotação de duas camadas Uw (você também pode representar a rotação de duas camadas com a letra minúscula. Exemplo: u)
cubo 3x3-2-1
cubo 3x3-2-2

É importante sempre levar em conta o sentido horário, já que os movimentos mudam dependendo se trabalhamos a camada U, D, R, L, F ou B.

Movimentos típicos no algoritmo do Cubo Magico.

Um exemplo de notação que é muito usado no Cubo Magico se chama 'Sexy'. Seu acrônimo seria R, U, R', U', e é importante praticá-lo, já que é usado em muitos algoritmos do Cubo Magico e nos ajudará a diminuir o tempo nesses algoritmos.

Se temos que fazer, por exemplo, duas vezes seguidas "Sexy" dentro de um algoritmo é normal que nós o encontremos assim

F, (R, U, R' U')x2, F'

Muitos algoritmos têm esse grupo de movimentos, e geralmente são representados entre parênteses para serem capazes de reconhecê-los mais facilmente.

Praticando esses movimentos, poderíamos fazer qualquer confusão que quisermos. Com isso terminamos a notação básica do Cubo Magico.

rotações cubo magico

Esta já é a última coisa. No cubo magico podemos encontrar rotações. Nestes, o que vamos fazer é girar todo o cubo para mudar a camada a partir da qual aplicamos os movimentos. O cubo pode ser girado nos três eixos X, Y e Z.

  • Eixo X: Para girar o cubo no eixo X, pegamos-no com dois dedos, um na peça central da camada L e outro na peça central da camada R e rotativo-o em seu eixo.
  • Eixo Y: Para girar o cubo no eixo Y temos que pegar o cubo com um dedo na peça central de você e outro na peça central da camada D e rodá-lo em seu eixo.
  • Eixo Z: Para girar o cubo no eixo Z temos que pegar o cubo com um dedo na peça central da camada F e outro na peça central da camada B e rodá-lo em seu eixo.
Rotaciones en el eje X
Rotaciones en el eje Y
Rotaciones del eje Z

Notação para cubo magico 2x2

No cubo 2x2 a notação é mais simples, as camadas têm a mesma nomenclatura que no 3x3 e não temos camadas internas; o que torna muito simples.

No 2x2 podemos encontrar os mesmos tipos de curvas que em rubik 3x3.

Giros del sentido horario
Giros del sentido Antihorario

notação cubo magico 4x4

A notação do cubo magico 4x4 é a mesma do cubo 3x3 para suas camadas externas.

Em suas camadas internas as coisas mudam um pouco. Neste caso, se quisermos indicar a rotação de uma camada interna, ela é indicada com a letra de sua camada externa adjacente, mas com a letra em minúscula. Nestas ilustrações podemos ver as letras com as quais todas as camadas internas estão representadas.

Rotações das camadas internas do cubo 4x4

Giros de la capa R
Giros de la capa L
Giros de la capa U
Giros de la capa D
Giros de la capa F
Giros de la capa B

Notação de cubo magico de vídeo

Ainda não tem certeza? Deixamos um vídeo em que explicamos a anotação para o cubo magico 3x3. Para torná-lo muito mais claro para você.

Exemplo de mistura

Agora vamos verificar se você entendeu, na imagem a seguir você tem uma disputa oficial e uma implantação do cubo para que você possa verificar se a mistura está bem feita.

Comece a luta com a cor branca para cima e o verde olhando para você.

Ejemplo de mezcla

Glossário

Scramble: é uma sequência de movimentos aleatórios gerados por um programa de computador para garantir que o cubo seja misturado corretamente. Um Sramble correto não pode ter movimentos que se cancelam e não podem ter menos de 18 movimentos.

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Tutoriais

Deixe um comentário

Comentários

  • Buenísima página
    Por:Cubero-niño Sobre 12/11/2022
    Avaliação:
    5.0

    Gracias al que hizo esta página tan funcional, me encanta.
    Un gran abrazo.

  • Buenísima página
    Por:Cubero-niño Sobre 12/11/2022
    Avaliação:
    5.0

    Gracias al que hizo esta página tan funcional, me encanta.
    Un gran abrazo.

  • Buenísima página
    Por:Cubero-niño Sobre 12/11/2022
    Avaliação:
    5.0

    Gracias al que hizo esta página tan funcional, me encanta.
    Un gran abrazo.

  • cómo puedo hablar ingles con fluidez
    Por:Cómo puedo hablar ingles con fluidez Sobre 12/09/2022
    Avaliação:
    5.0

    Me gusta leer y visitar blogs, aprecio mucho el contenido, el trabajo y el tiempo que ponéis en vuestra web. Buscando en en la red he encontrado tu blog. Ya he disfrutado de varios publicaciones, pero este es muy adictivo, es unos de mis temas favoritos, y por su calidad he disfrutado mucho. He puesto tu sitio en mis favoritos pues creo que todos tus publicaciones son interesantes y seguro que voy a pasar muy buenos momentos leyendolos.

  • coaching de ingles
    Por:Coaching de ingles Sobre 29/07/2022
    Avaliação:
    5.0

    Esta web es realmente un paseo a través de toda la información que necesitaba sobre este este tema tan complejo y no sabía a quién preguntar .