Blog navigation

yuxin 3x3 vs hualong Moyu

2483 Visualizações
 

(COLLIN BURNS VS FELIKS ZEMDEGS)

Todos sabemos bem o poder da Casa Moyu, a forma como invadiram o mercado com produtos de excelente qualidade, ficando em apenas dois anos, que a maioria dos cuberos optam por comprar seus produtos para a concorrência, e qual a melhor publicidade do que o número de registros quebrados com seus produtos. De 4×4, 5×5, 6×6, para Pyraminx e Skewb. Com apenas uma exceção, e do ponto de vista de um servidor, a pior exceção, a categoria rainha, 3x3x3.

Claro, estou falando do WR de Collin Burns, com um Yuxin 3×3.

Este fato esmagou a lógica de muitos cuberos. Quando soubemos que eles venceram o WR, todos nós pensamos, não foi Feliks? Não foi com um Moyu? Mas o que está acontecendo? Este garoto destronou Mats Valk, da primeira posição, e os grandes Feliks, para o terceiro.

Em primeiro lugar, eu vou sair em defesa de Collin, um americano com um impressionante avg (8.06), e com 2 sub 6 em sua posse (5.93 e 5.25). O curioso sobre sua mesa, são as poucas categorias que ele pratica, focando apenas no mais comum.

Em segundo lugar, vou falar sobre Feliks Zemdegs, o wr avg 3×3 interino, o detentor da tabela mais impressionante do mundo, tem mais (1) do que o exército de Átila.

Tabela Feliks Zemdegs (WCA)
Mesa Collin Burns (WCA)

Agora que eu comentei sobre algo sobre as mãos que possuem ambas as tabelas, é hora de comparar os protagonistas deste artigo.

Começamos com Moyu Hualong. Minha impressão ao treinar com este cubo foi esperançosa para o meu futuro Yuxin 3x3 vs Moyu Hualongtiempos. A maciez do Aolong V1y V2, mas com várias correções, para beirar a perfeição. Eu digo esfregar, porque um servidor acredita que não existe tal coisa como o cubo perfeito. Eles bloqueiam os centros com um sistema de plugue (fig 1) e evitam o que desequilibrou muitos cuberos com o Weilong, falo do salto dos centros abusando de movimentos com M. Outra correção que vale a pena mencionar foi a anti-virada de curvas, é realmente difícil transformá-los (embora perca seu efeito se você liberar demais as tensões do cubo). Para terminar de elogiar esta peça de engenharia, uma inspiração tirada do Gans 357, o recorte no interior do canto para aumentar o ângulo de corte, e o corte reverso.

Para quem não conhece o Gans 357, eu vinculo um avg de Feliks com Gans 3, e é a melhor média não oficial de 3×3 hoje.

E agora vamos com Yuxin 3×3. Dos criadores do mais conhecido 11x11x11 no mercado, Yuxin 3×3, e Yuxin 4×4 vêm às nossas mãos, embora neste artigo eu só vou falar sobre o primeiro.

Bastante inspirado pelo Gans 357, com centros arredondados (fig2), recorte no interior do canto Yuxin 3x3 vs Moyu Hualong para aumentar o ângulo de corte e o corte reverso (fig. 3) e bordas arredondadas como em Gans 357. Então, qual é a diferença entre Yuxin e Gans 357?

A resposta é: o material. O plástico utilizado pelos fabricantes de Gans era de baixíssima qualidade, sentia-se macio nas mãos, em relação ao plástico usado no Yuxin, muito bom, quase indistinguível com a qualidade do plástico Moyu.

Do meu ponto de vista como um cubero, sinto muito pelos leitores, mas não posso decidir sobre um (ainda). Eu treino com Hualong, eu admito, mas ambos são bons demais. Movimentos do supermato M, cortes de cantos insuperáveis (embora ambos inspirados por Gans 357) e o PLL difícil de executar sem qualquer bloqueio, falo dos A, E e g.

E sobre a conquista do único 3×3, eu digo adeus prevendo um futuro sub 5 de Zemdegs, um fato com o qual meu amigo e rival Manolo Navarro concorda, ele só precisa desse pouco de sorte que ele tem procurado por um par de anos, que se, com muito respeito ao clã americano, no qual incluímos Drew Brads, Lucas Etter, Kevin Costello III e Andrew Ricci.

Como Feliks só tem Jayden Mc Neill na Austrália, e os americanos são um grupo bastante grande, eu termino com este antigo provérbio chinês. "Se você andar sozinho, você vai mais rápido, se você andar acompanhado, você vai mais longe"

Você pode ver os cubos que eu falo neste post nos seguintes links:

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Artigos

Deixe um comentário