Blog navigation

Como resolver o Megaminx

41186 Visualizações
17 Comentários
(5)
 

Quando você mergulha um pouco no mundo da cubos de rubik, você começa a ver a grande variedade de quebra-cabeças dos quais é composto e... Uau, há muito mais além do clássico rubik 3x3! Neste tutorial vamos aprender como resolver o Megaminx.

O megaminx é como um 3x3 mas extrapolado para um dodecaedro. Para resolver um megaminx será necessário que você saiba anteriormente como fazer uma cubo magico 3x3. Se você ainda não sabe, aqui deixamos o tutorial de como resolver o cubo magico 3x3.

Antes de começar, é importante que você tenha um bom quebra-cabeça, que não fique preso nos movimentos. Você pode passar pela nossa categoria de Megaminx, onde temos mais de 30 modelos com diferentes preços e qualidades. Se você não decidir, recomendamos o QiYi QiHeng S Megaminx (Escultura), um quebra-cabeça que atende aos três "Bs" (bom, agradável e barato).

Neste tutorial, aprenderemos a fazer o megaminx de uma forma muito semelhante a um cubo 3x3.

Começou!

megaminx Peças

O megaminx é um dodecahedro que é composto por 62 peças, dos quais 50 são móveis. Portanto, vamos encontrar:

  • 12 peças centrais
  • 20 cantos
  • 30 bordas.

Como no 3x3, os centros têm apenas uma cor e são fixas, as bordas têm duas cores e os cantos com três. Além disso, de cada lado encontraremos um centro, 5 bordas e 5 cantos.

Centros Megaminx

Centros Megaminx

Aristas Megaminx

bordas Megaminx

Esquinas Megaminx

Cantos Megaminx

notação Megaminx

Embora possa parecer complicado, a notação do Megaminx é bastante simples. Coloque o quebra-cabeça com o rosto branco virado para cima e o rosto verde de frente para nós. Com a puzzle nesta posição, a nomenclatura dos rostos é:

  • U: Rosto branco
  • D: Rosto Cinzento
  • F: Rosto verde
  • A: Rosto Vermelho
  • L: Lilac Face
  • r: Face Amarela Leve
  • l: Face Azul Claro
Notación Megaminx

Na imagem você pode ver melhor a letra que corresponde a cada rosto. Se você quiser fazer curvas nos rostos que estão na parte de trás, primeiro você terá que girar o megaminx 180º.

Como no resto dos cubos, a letra normal (U) representa uma rotação no sentido horário e, quando a letra é acompanhada por um apóstrofo (U',  significa que a curva deve ser feita no sentido anti-horário.

Esta é a notação que usaremos para designar os algoritmos. Na luta oficial você pode ver que a notação é algo diferente, mas para aprender a resolvê-la através do método simples, não é necessário saber mais.

Como fazer a primeira camada do megaminx

Como fazer a cruz do megaminx

O primeiro passo para resolver nosso megaminx é fazer uma cruz branca. Seria feito da mesma forma que fazemos a cruz de 3x3.

Temos que ir procurar as bordas que têm cor branca e inseri-las até conseguirmos nossa cruz branca. Em um cubo 3x3 para formar a cruz temos apenas quatro bordas, enquanto no megaminx encontraremos 5, mas fazê-lo é tão simples quanto no cubo magico 3x3.

Cómo hacer la cruz del megaminx

Como inserir os primeiros cantos do megaminx

O segundo passo é inserir os cantos. Para fazer isso, faremos o mesmo que no 3x3, ou seja, devemos inserir aqueles cantos que têm um de seus rostos brancos.

Encontre um canto que tenha um de seus rostos branco e coloque-o sob o canto onde precisa ir. Uma vez que temos a peça nesta posição, giramos o cubo para que o canto permaneça à nossa direita. Podemos encontrar três casos.

  1. O rosto branco está olhando para baixo.
  2. O rosto branco está olhando para a direita.
  3. O rosto branco está na nossa frente.

Nas ilustrações a seguir, deixamos o algoritmo que você tem que aplicar em cada um dos casos.

R’ r R F r’ r’ F’

R' r R F r' r' F'

R’ r’ R

R' r' R

F r F’

F r F'

Como inserir as bordas da segunda camada

Em terceiro lugar, vamos inserir as bordas que estão ao lado dos cantos que acabamos de colocar, ou seja, as bordas adjacentes.

Para colocar as bordas da segunda camada, seguiremos praticamente os mesmos passos de uma 3x3. Por exemplo, imagine que temos o cubo na posição em que começamos, ou seja, com o rosto branco para cima e o rosto verde na frente. Neste caso, podemos encontrar duas situações: (1) que a borda fica à direita ou (2) que a borda fica na face frontal.

Vamos dar uma olhada mais de perto em cada um deles.

Caso 1 - A borda está à direita

Procuramos uma borda que tenha  as cores vermelho e verde e colocamos para que seja cor com cor como na ilustração a seguir. Em seguida, aplicaremos o seguinte algoritmo (r F r' F' - r' R' r R).

r F r’ F’ – r’ R’ r R

r F r' F' – r' R' r R

Este algoritmo consiste em duas partes:

  • No primeiro vamos nos juntar ao canto e à borda.
  • Na segunda parte vamos inserir o canto e a borda juntos

 Caso 2 - A borda está na frente

Na situação anterior, procuramos a borda que tem as cores verde e vermelha e colocamos cor com cor. No entanto, neste caso, a borda permanece na face frontal, assim como na ilustração.

r’ R’ r R – r F r’ F’

r' R' r R – r F r' F'

Para resolver este caso, aplicaremos o seguinte algoritmo (r' R' r R - r R r' F'). Como você pode ver, este algoritmo é dividido em duas partes:

  • No primeiro, colocamos a borda e o canto juntos.
  • No segundo, reinserimos o canto em sua posição correta, mas desta vez ao lado da borda.

Resolva cantos e bordas de outras camadas

Uma vez resolvidos os cantos e bordas da primeira e segunda camada, temos que inserir o resto, até que só falta a última camada, assim como um 3x3.

Capa vermelha

Agora, por exemplo, olhamos para a cara vermelha. Neste caso, nosso objetivo será terminar a cara desta cor. Para isso, devemos colocar as bordas vermelhas que nos falta com cuidado para não quebrar o que já fizemos. É feito da mesma maneira que já fizemos isso antes, e assim como faríamos no 3x3.

Capa roja

Quando colocarmos as bordas da camada vermelha, colocaremos os cantos perdidos desta mesma camada. É feito da mesma forma que fizemos na primeira camada.

Procuramos cantos com um rosto vermelho, colocamos sob a posição onde tem que ir e, como antes, inserimos. Se for mais fácil, podemos colocar a face vermelha para cima para inserir os cantos.

Como na primeira camada, podemos obter três casos. 

R’ r’ R

R' r' R

R’ r R F r’ r’ F’

R' r R F r' r' F'

F r F’

F r F'

*Tenha cuidado com os movimentos, você deve tentar não quebrar o que você já fez!

Quando tivermos nosso rosto vermelho completo, o próximo passo será colocar as três bordas que correspondem às últimas curvas que acabamos de colocar: rosa-azul, amarelo-claro, amarelo-claro. As bordas serão colocadas da mesma forma que temos feito.

Como você pode ver é muito simples e estamos usando os mesmos passos que usamos no cubo 3x3.

Camada amarela

Quando terminarmos com a camada vermelha, giramos o cubo e continuamos ao longo do amarelo. Vamos fazer da mesma forma que fizemos a cara vermelha: primeiro colocamos as bordas e depois as curvas.

Devemos ter muito cuidado ao colocar os cantos, porque um deles envolverá o movimento da camada vermelha que acabamos de fazer. Este canto será amarelo-azul-verde. Para inseri-lo corretamente, sem quebrar nada, seguiremos os seguintes quatro passos:

  1. Fazemos uma curva anti-horário para a camada verde. Desta forma, protegemos o que já fizemos.
  2. Agora temos que pegar o canto que queremos inserir na camada cinza e colocá-la sob o canto onde queremos inseri-la.
  3. Nós inserimos o canto como fizemos anteriormente.
  4. Finalmente, viramos a camada verde no sentido horário para que o rosto amarelo permaneça pronto.

Nas ilustrações a seguir, mostramos um exemplo:

Capa amarilla 1
Capa amarilla 2
Capa amarilla 3

Uma vez que tenhamos terminado a camada amarela, como no caso do  vermelho, devemos colocar as bordas adjacentes.

Nesta ocasião, encontraremos uma situação igual à que tivemos no último canto amarelo, ou seja, não poderemos colocar uma das bordas diretamente, mas teremos que fazer uma curva falsa para colocá-la na posição adjacente, e a partir daí, colocá-la no seu lugar correto.

A borda que não seremos capazes de inserir a primeira, será o verde-azul. Para inseri-lo podemos encontrar dois casos que são resolvidos da seguinte forma:

U F’ U2 F’ U F U R U’ R’ F

U F' U2 F' U F U R U' R' F

U F’ R U’ R’ U’ F’ U’ F2

U F' R U' R' U' F' U' F2

Último par solto

Uma vez que o F2L da camada branca, vermelha e amarela é feito, podemos observar nossa megaminx. Veremos que ainda temos que fazer uma camada azul claro, a camada cinza e, finalmente, um par de peças (canto e borda) que correspondem ao azul-verde-rosa. Vamos olhar para esses dois peças, porque teremos que resolvê-los antes de passar para as últimas camadas do cubo.

Insira, como fez nos casos anteriores, o canto azul-verde-rosa e a borda verde-rosa.

Resolver a penúltima camada megaminx

Capa azul

Se fizemos todos os passos descritos corretamente,  ao observar nosso megaminx, veremos que só temos que completar duas camadas, azul claro e cinza.

Portanto, a penúltima camada que resolveremos em nosso megaminx será azul claro.

Vamos começar inserindo o canto azul claro verde claro. Temos que ter cuidado com os movimentos que fazemos, tentando não quebrar nada. Mas não se preocupe, mas você não terá muitos problemas para fazê-lo, já  que podemos nos mover pelo rosto cinza e azul claro. O processo de inseri-lo é o mesmo dos casos anteriores.

Capa azul

Uma vez que este canto é inserido, colocaremos as duas bordas adjacentes; ou seja, a borda azul-verde e a borda azul-lilás. Para isso, colocaremos essas duas bordas em sua posição correta, mas ao lado do lugar onde vamos inseri-las, como mostrado nas imagens a seguir. Para resolvê-lo, bastará alguns algoritmos simples que você pode ver no rodapé dessas imagens.

U F2 U’ F’ U’ L’ U L F’

U F2 U' F' U' L' U L F'

U’ F L’ U L U F’2

U' F L' U L U F'2

Quando fizermos esse conjunto de canto e duas bordas, o próximo passo será inserir os dois cantos adjacentes às bordas que acabamos de colocar; ou seja, o canto azul-lilás-laranja e o canto azul-verde-laranja clarito. Os cantos são colocados da maneira usual, por isso não será complicado.

Uma vez inseridos, colocaremos as duas bordas adjacentes a esses dois cantos: azul-laranja e clarito azul-laranja. Essas duas bordas também são colocadas da mesma forma que as anteriores. Como você pode ver, a resolução do megaminx segue o padrão de resolução de borda de canto.

Resolva a última camada megaminx

Faça a última cruz em megaminx

Quando inserirmos as duas últimas bordas, veremos que só temos que terminar a camada cinza.

Anime-se, há pouco para resolver nosso megaminx!

Nesta última camada, podemos encontrar quatro casos: o ponto, "o 9", a linha ou a cruz já feita. Esses casos são os mesmos que aparecem no cubo 3x3.

Para fazer a cruz completa, colocaremos em prática o algoritmo que usamos no cubo 3x3 quantas vezes for necessário; ou seja, se tivermos uma linha, só teremos que usar este algoritmo uma vez, mas, se tivermos o ponto, faremos isso três vezes.

O algoritmo é o seguinte F R U R' U' F'.

Tenha em mente que o cubo deve ser tomado da mesma forma  que um rubik 3x3, de modo que o algoritmo vai bem, como mostrado nas imagens a seguir.

El punto

O ponto

Las 9

O 9

Linea

Linha

Cruz hecha

Cruz feita

Vamos ver como resolver cada um desses casos de uma forma mais exaustiva:

Fazendo a cruz quando você começa o ponto

Quando o ponto sair, teremos que deixar a borda cinza à nossa esquerda (como visto na imagem a seguir). Então, aplicaremos o algoritmo F R U' U' U' F' uma vez, faremos U2 e reaplicaremos o algoritmo F R U R' U' F' mais duas vezes.

Com isso já teremos a cruz.

megaminx 6-1
F R U R’ U’ F’ – U2 – F R U R’ U’ F’ – F R U R’ U’ F’

F R U R' U' F' – U2 – F R U R' U' F' – F R U R' U' F'

Fazendo a cruz quando você tem "9"

Quando tivermos "9", temos que colocar o cubo como mostramos na ilustração e aplicaremos o algoritmo F R U R' U' F' duas vezes.

las 9 mega 7-1
F R U R’ U’ F’ – F R U R’ U’ F’

F R U R' U' F' - F R U R' U' F'

Faça a cruz quando você chegar a linha

Este é o caso mais simples, vamos colocar o cubo como na imagem e aplicar o algoritmo F R U R' U' F' apenas uma vez.

Hacer la cruz cuando te sale la linea
F R U R’ U’ F’

F R U R' U' F'

Oriente as bordas da última cruz

Uma vez que tenhamos as bordas em sua posição correta, nosso objetivo será orientá-los. Para orientar as bordas vamos aplicar o algoritmo do 3x3 mas com uma pequena modificação.

Algoritmo: R U R' U R U U U R'

Primeiro, temos que  ter duas bordas bem colocadas. Se não for o nosso caso, ou seja, não os temos, vamos aplicar o algoritmo R U R' U U U U R' uma vez, com isso poderemos  mudar a posição das bordas e procurar duas bordas adjacentes para estar bem colocado.

Quando temos duas bordas adjacentes que combinam com o centro deles, nós as colocamos para que uma nos enfrente e a outra à nossa esquerda. Uma vez nesta posição, teremos que aplicar o algoritmo R U R' U R U U U R' uma ou duas vezes.

Aplicamos uma vez e vemos se todas as bordas coincidem com os centros, se ainda não coincidirem, vamos aplicá-lo novamente sem mover o cubo.

Orientar las aristas de la última cruz
R U R’ U R U U U R’

R U R' U R U U U R'

Classifique os cantos da última camada

Quando tivermos nossa cruz com todos os peças bem ordenados, será hora de seguir em frente para ordenar as curvas.

Para classificar os cantos usaremos o mesmo algoritmo que no 3x3 mas, desta vez, teremos que tirar a megaminx como mostramos na imagem a seguir para fazê-lo funcionar.

Ordenar las esquinas de la última capa

Ao encomendar os cantos da última camada do megaminx, podemos encontrar quatro casos:

  • Primeiro caso: todos os cantos estão errados.

Se nenhum canto estiver em sua posição correta, aplicaremos o algoritmo de qualquer posição, para procurar pelo menos um canto para estar em sua posição correta, mesmo que seja girado. Aplicamos o algoritmo U R U' L' U' U' U' L uma vez e vemos se algum canto está bem. Se ainda não tivermos nenhum, repetimos o processo quantas vezes for necessário (é normal ter que aplicá-lo uma ou duas vezes).

  • Segundo caso: um canto está bem.

Se tivermos apenas um canto bem colocado, vamos colocá-lo bem na nossa frente e aplicar o algoritmo U R U' U' U' U' U' L. L . Com isso, o que estamos procurando é ter dois cantos adjacentes bem. Temos que ter em mente que quando fazemos este algoritmo, o canto que está à nossa frente e o que está à sua direita não se movem de sua posição.

  • Terceiro caso: Dois cantos adjacentes estão bem.

Quando temos dois cantos bem, nós os colocamos para que eles estejam um na nossa frente e o outro à nossa direita. Com o Mega nesta posição, aplicamos o algoritmo  U R U' L' U' U' L uma vez e olha se todos os cantos já estão em sua posição, em caso de não ser, vamos aplicá-lo mais uma vez a partir da mesma posição.

  • Quarto caso: todos os cantos estão em posição. Você economizou um passo que você pode passar para orientar os cantos.
U R U’ L’ U R’ U’ L

U R U' L' U R' U' L

Oriente os cantos da última camada

Uma vez que tenhamos todos os cantos colocados em sua posição correta, é hora de orientá-los e terminar nosso megaminx.

O algoritmo que usaremos nesta ocasião será o seguinte: R' r r

Este algoritmo temos que repetir quantas vezes for necessário até que nosso canto seja colocado em sua posição correta. Uma vez inseridos com o cinza para cima, vamos girar a camada U para colocar à nossa direita outro canto que é girado. Vamos repeti-lo novamente sem girar o cubo até que o cinza esteja virado para cima. Faremos isso até que todos os cantos estejam bem orientados.

R’ r’ R r

R' r' R

E... já terminamos nosso megaminx! O que você acha deste tutorial?

Esperamos que tenha sido de grande ajuda, mas, se você ainda tiver alguma dúvida, você pode contar com nosso tutorial do youtube ou nos deixar um comentário, vamos resolvê-lo o mais rápido possível!

Tutorial de Megaminx de vídeo

Em Kubekings.pt temos mais de 30 modelos diferentes de megaminx. Você pode vê-los todos aqui e escolher o que melhor se adequa às suas necessidades. Resolvê-lo!  

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Tutoriais

Deixe um comentário

Comentários

  • megaminx raro
    Por:Rivi Sobre 28/02/2023
    Avaliação:
    5.0

    sirve de ayauda, pero esta raro

  • Flanagan
    Por:Flanagan Sobre 16/10/2021
    Avaliação:
    5.0

    El tutorial es bueno, pero realmente creo que los algoritmos son un poco liosos (al menos para mi) ya que usando el mismo metodo que 3x3 principiantes he podido resolver el megaminx, ajustando algunos algoritmos ya que el megaminx tiene mas caras. Pero me ha sorprendido que el metodo es el mismo, pensaba que este cubo era mas complejo y se ha convertido en uno de mis favoritos.

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 10/09/2021
    Avaliação:
    5.0

    Tenemos un artículo de notación del cubo de rubik donde explicamos que significan las letras. La notación es el lenguaje universal del cubo de rubik, para aprender cosas adicionales al método de novatos es necesario.

  • Fox
    Por:Fox Sobre 21/06/2021
    Avaliação:
    5.0

    Si pueden explicarlo mejor, háganlo, porque hay personas que no saben eso de U´U R, asi que si pueden poner mas imágenes con movimiento seria lo mejor.

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 17/09/2020
    Avaliação:
    5.0

    Hola, la situación de todo resuelto y una esquina girada es imposible. Tendrás que girar esa esquina con la mano.

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 17/09/2020
    Avaliação:
    5.0

    Hola Tomás, no puede ser, algo tienes que estar haciendo mal, si ya esta reducido a un 3x3 ese algoritmo tiene que funcionar igual.

  • Tomas
    Por:Tomas Sobre 26/07/2020
    Avaliação:
    5.0

    ago el algoritmo de las escinas y no me resulta con el gigaminx cuando esta en estado desordenado de megaminx

  • Diana Spencer
    Por:Diana Spencer Sobre 22/03/2020
    Avaliação:
    5.0

    Misma situacion. Me imagino que es igual que en el cubo 3x3x3 que era prácticamente imposible que con el método para principiantes quedará solo una esquina mal rotada. Me parece muy raro ya que al principio podía armar el megaminx y ahora me queda esa esquina girada. No importa el método que use.

  • Luis
    Por:Luis Sobre 15/03/2020
    Avaliação:
    5.0

    Me quedan 2 aristas en la última capa y no hay en ningún lado la resolución. Q hago??

  • Guías para resolver cubos de Rubik o inspirados en él. | Más que Matemáticas
    Por:Guías para resolver cubos de Rubik o inspirados en él. | Más que Matemáticas Sobre 01/03/2020
    Avaliação:
    5.0

    […] Para el cubo Megamix […]

  • rolando
    Por:Rolando Sobre 15/12/2019
    Avaliação:
    5.0

    Hago el último algoritmo exactamente como se debe hacer, pero al orientar mi última esquina no se revuelve el megaminx. Por el contrario queda un queda una fracción del cubo sin resolver. No sé como adjuntar fotos pero queda una sección como en forma de L repartida en dos caras debajo de la superior y dos cubitos en una debajo de las dos caras debajo del superior. Es decir se daña una sola franja del cubo esparcida en tres capas hasta dos niveles bajo la superior.

  • Daniel
    Por:Daniel Sobre 27/10/2019
    Avaliação:
    5.0

    Hola una pregunta cómo hago si en la última capa tengo 3 aristas bien y 2 mal

  • Jorge Muñoz
    Por:Jorge Muñoz Sobre 02/08/2019
    Avaliação:
    5.0

    Hola, a mí me sucede lo mismo y pues no sé cómo se 'pudo rotar' ¿Hay algún otro método para lograr que la esquina se ubique en forma correcta?

  • Susana
    Por:Susana Sobre 10/07/2019
    Avaliação:
    5.0

    Me gustaría que hicieseis el windmill o un tutorial del mismo. ?

  • Leandro
    Por:Leandro Sobre 02/04/2019
    Avaliação:
    5.0

    Gracias solucionaste mi problema, esto pudo haber sido debido a los movimientos bruscos que hayan girado el vertice?

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 14/01/2019
    Avaliação:
    5.0

    Hola, ese caso no existe en el megaminx. Lo que te ha pasado es que 1 esquina se ha rotado, deberás ponerla en su posición manualmente, tienes que agarrar la esquina y retorcerla para ponerla en su posición correcta. Deberás girarla con cuidado y sin forzar mucho parar evitar roturas.

    Un saludo.

  • Maroa del hoyo clavain
    Por:Maroa del hoyo clavain Sobre 12/01/2019
    Avaliação:
    5.0

    Al resolver el cubo Megaminx me queda solo una esquina volteada, y el resto del cubo resuelto. ¿En qué me edtoy equivocando y que algoritmo debo de hacer para solucinarlo?

    Gracias.