Blog navigation

Como fazer o cubo magico

114864 Visualizações
12 Comentários
(5)
 

Você sempre achou o cubo muito complicado 3x3? Neste tutorial vamos tentar explicar passo a passo como fazer a cubo magico 3x3. Sabia que tem mais de 43 trilhões de combinações? Não te assuste, vamos usar um método simples que facilitará para você colocá-lo juntos. Vai parecer que você está usando um truque para resolvê-lo ;D.

Se no começo você achar muito complicado... não se preocupe, assim que você praticar um pouco, vai ser muito simples! Com este método básico, vamos resolver o cubo em camadas. Vamos começar, em primeiro lugar, completando a camada de cima, depois a central e terminar a última. Este último geralmente é o mais complicado, mas não se preocupe com o tutorial de vídeo será realmente simples.

Antes de começarmos! Você tem uma boa qualidadecubo magico? Se você gastou uma pasta no Rubik original, lamentamos dizer que sua torção deixa muito a desejar e você pode se desesperar ao tentar resolvê-lo e ver que ele fica preso. Os que você pode comprar em chinês no seu bairro também não são uma boa opção, a mesma coisa acontece com eles, e podemos garantir que pode ser muito estressante que o cubo fique preso no meio de um algoritmo.

Nós vamos dar-lhe duas recomendações, uma para quem só quer aprender a resolvê-lo e outra para aqueles que planejam praticar o Speedcubing. Para o primeiro recomendo o QiYi Warrior 3x3, um cubo com um excelente valor para o dinheiro e muito resistente. Para quem está procurando o melhor, recomendo o GAN 12 Maglev UV Coated, na minha opinião o melhor 3x3 você pode comprar atualmente.

Se você não sabe onde comprar seu cubo magico 3x3 você pode parar na nossa loja, onde temos um dos maiores catálogos do mundo e com envio em 24 horas.

Notação para cubo magico

Antes de começarmos a descrever os passos para resolver o cubo magico 3x3, vamos saber a notação que usaremos nos diferentes algoritmos. Este processo não é estritamente necessário, mas é altamente recomendado, pois ajudará você a entendê-los melhor.

Giros en sentido horario

Voltas no sentido horário

Quando você encontrar a letra normal (U) significa que a curva deve ser feita no sentido horário e quando a letra tiver um apóstrofo (U') a curva será no sentido anti-horário. Podemos encontrar o seguinte:

  • U (Up): Camada superior
  • D (Para baixo): Camada inferior
  • R (Direita): Camada direita
  • L (Esquerda): Camada esquerda
  • F (Frente): Camada frontal
  • B (Back): Camada traseira

Não vamos estender muito mais sobre este tema, se você tiver dúvidas deixo para você o link para um artigo do nosso blog (https://kubekings.pt/blog/post/notacion-cubo-de-rubik), em que explicamos tudo relacionado à anotação do cubo magico 3x3. Se depois de ler este artigo você ainda tiver alguma dúvida, você sempre pode entrar em contato conosco através de nossas redes sociais e vamos tentar resolvê-los o mais rápido possível.

cubo magico peças

Piezas del cubo de rubik

Em primeiro lugar, devemos conhecer os diferentes tipos de peças que compõem o cubos de rubik. No caso do 3x3, como em todas as outras, é composta por três tipos de peças bem diferenciados: centros, bordas e cantos. Temos que deixar claro que cada tipo de peça só pode estar em sua posição. Ou seja, não importa quantos movimentos façamos, nunca podemos colocar um canto na posição de uma borda.

  • Centros: os centros de um cubo magico são peças que nunca se movem, ou seja, não variam de posição. Estes são fixados no centro de cada rosto e marcam a cor dele. Cada cubo tem 6 centros.
  • Bordas: O cubo 3x3 tem 12 bordas. Eles estão localizados entre os vértices e são formados por duas cores.
  • Cantos: teremos um total de 8 cantos e cada um é composto por três cores diferentes.

Em suma, no total temos 26 peças, das quais 20 são móveis (bordas e cantos). Os 6 restantes, como apontamos acima, são os centros e indicarão a cor da qual temos que formar cada rosto.

camadas do Cubo Magico

Capas del Cubo de rubik

Como mencionamos no início deste tutorial, no método de resolver um cubo magico 3x3 para iniciantes, faremos uma resolução em camadas. Estes cubos são compostos de três camadas: superior, central e inferior. Vamos saber brevemente o que temos que fazer em cada um deles.

  • Na camada superior (que geralmente começa com o rosto branco, embora você possa começar com qualquer outro) temos que primeiro fazer a cruz e, em seguida, colocar os cantos em sua posição correta.
  • Na camada central teremos que procurar as bordas que vão nesta camada e através de um algoritmo simples, colocá-las em sua posição correta.
  • Na última camada do cubo magico teremos que repetir o processo que fizemos na primeira camada, mas executando uma série de algoritmos para não desmontar a parte que já fizemos.

Uma vez que tenhamos conhecido brevemente o que devemos fazer para resolver o cubo magico 3x3, veremos em detalhes os passos que faremos em cada uma das camadas.

Como fazer a primeira cara do cubo magico

Primeira cruz branca

Nesta primeira camada vamos começar com o rosto branco (embora, como já mencionado, você pode começar com qualquer rosto). A primeira coisa que temos que fazer é uma cruz branca, levando em conta que teremos que respeitar a cor dos centros adjacentes. Esta etapa não requer nenhum algoritmo específico, é algo intuitivo que só precisa de um pouco de prática para entender como as diferentes peças se movem através do cubo. A ilustração a seguir reflete o que temos que alcançar.

Posición correcta de la cruz

Posição correta da cruz

Embora seja algo simples, deixamos alguns casos práticos para que você possa ver os movimentos que você tem que fazer.

U’ R’ U F’

U' R' U F'

F’ U’ R U

F' U' R U

U’ R U

U' R U

Resolva os cantos brancos

Assim que tivermos a cruz branca teremos que inserir os cantos que têm a cor branca em seu lugar correto para terminar a primeira camada. Ou seja, nesta etapa só prestaremos atenção naqueles cantos que têm um de seus rostos brancos. Este passo também é muito simples. Só temos cinco situações possíveis e podemos resolvê-las com o mesmo algoritmo.

Com a cruz branca para cima, procuramos um canto com cor branca, podendo obter qualquer um dos seguintes casos:

  1. Primeiro caso. Na camada inferior temos um canto em que a cor branca permanece virada para nós. Para colocá-lo em sua posição correta, a primeira coisa que temos que fazer é colocar o canto logo abaixo do lugar onde queremos inseri-lo e fazer os quatro passos simples que podemos ver na primeira ilustração.
  2. Segundo caso. Desta vez, a cor branca está olhando para baixo. Como no caso anterior, colocamos o canto logo abaixo onde queremos inseri-lo e executar o mesmo algoritmo de antes, mas, nesta ocasião, temos que repeti-lo três vezes para que o canto seja colocado em sua posição correta.
  3. Terceiro caso. Nesta situação, o canto está em sua posição correta, mas equivocado. Para mudar isso temos que aplicar o mesmo algoritmo que nos casos anteriores, mas desta vez vamos repeti-lo quatro vezes, para que o canto esteja bem colocado.
  4. Quarto caso. Nós nos encontramos quase o mesmo que no terceiro caso; a diferença é que a cor branca não está na nossa frente, mas fica à direita. Para corrigir esta peça vamos realizar o mesmo algoritmo, mas vamos repeti-lo apenas duas vezes.
  5. Quinto caso. Corresponde a algo muito semelhante ao caso um, mas desta vez o alvo, em vez de olhar para nós, fica olhando para a direita. Nesta situação vamos tornar um algoritmo ainda mais simples. Também podemos resolvê-lo com o mesmo algoritmo que nos outros casos, mas teríamos que aplicá-lo cinco vezes.
D’ R’ D R

D'R' D R

D’ R’ D R (x3)

D' R' D (x3)

D’ R’ D R(x4)

D' R' D (x4)

D’ R’ D R(x2)

D' R' D (x2)

R’ D’ R

R' D' R

Você pode encontrar o terceiro caso, mas que o canto não tem que ir lá, nessa situação teremos que aplicar uma vez que o algoritmo abaixe essa peça para a camada inferior e quando temos para baixo podemos fazê-lo normalmente.

Resolução da camada central

Agora vamos para a camada do meio. Como já terminamos a primeira camada, colocamos de frente para baixo. Neste ponto as coisas ficam um pouco complicadas, mas com a prática será mais fácil.

Para este caso temos que aprender dois algoritmos simples. Para realizá-los, vamos procurar uma borda que não tenha a cor amarela e colocamos para que a cor da borda corresponda à cor do centro.

U R U’ R’ U’ F’ U F

U R U' R' U' F' U F

U’ L’ U L U F U’ F’

U' L' U L U F U' F'

Podemos encontrar um caso em que uma borda está no lugar, mas equivocada. Nessa situação, o que temos que fazer é tirar essa peça. Para fazer isso, devemos aplicar alguns dos algoritmos que acabamos de explicar. Com isso o que estamos recebendo é colocar outra peça em seu lugar e uma vez que temos essa peça fora, inseri-la em sua posição correta.

Arista mal orientada

Borda equivocada

Como fazer a última cara do cubo magico

Vamos com os últimos passos. Você já tem muito pouco!

Eu não quero desencorajá-lo, mas esta é definitivamente a parte mais complicada, mas... preste atenção e você vai conseguir!

Os passos que seguiremos na última camada são:

  • Faça a cruz amarela
  • Oriente a cruz
  • Coloque cada canto em sua posição correta
  • Oriente os cantos.

Vamos olhar para eles com cuidado.

Fazendo a Última Cruz

Nesta etapa vamos fazer um cruzamento na cara amarela mas não se preocupe se as cores laterais não correspondem às cores do centro do rosto, vamos corrigir isso na próxima etapa.

Podemos encontrar quatro casos e todos eles vamos resolver com o mesmo algoritmo. Embora não seja a solução mais eficiente, é a mais simples, então você pode aprender o resto dos caminhos. Vamos explicar os casos dos mais simples aos mais complicados:

  1. A primeira coisa que pode acontecer conosco é que já temos a cruz feita. Neste caso você não precisa fazer nada, continue com o próximo passo.
  2. O segundo passo é muito simples. Desta vez teremos uma linha amarela. Para fazer a cruz amarela daqui, colocaremos a linha amarela horizontalmente para nós e aplicaremos o algoritmo apenas uma vez.
  3. Vamos reconhecer o terceiro caso porque veremos um L amarelo. Para resolver este caso, vamos levar o cubo para que as bordas amarelas permaneçam no fundo e à esquerda. Assim que tivermos assim, aplicaremos o mesmo algoritmo duas vezes.
  4. Último caso: "O Ponto". Neste caso vamos explicar de duas maneiras diferentes, uma mais eficiente e curta, (mas que envolve girar a camada S) e uma mais longa que pode ser mais fácil para você não carregar o movimento da camada S.
    1. Algoritmo longo: Se quisermos usar o método longo, o que faremos é executar uma vez o mesmo algoritmo que nos casos anteriores; em seguida, duas voltas para a camada superior e repetir o algoritmo mais duas vezes.
    2. Algoritmo curto: Se você não sabe o que é a camada S, recomendo que você primeiro olhe para o nosso artigo de notação para o cubo (https://kubekings.pt/blog/post/notacion-cubo-de-rubik). Este algoritmo é praticamente o mesmo que usamos nos outros casos, na ilustração você pode ver os movimentos que você tem que fazer.
Última cruz correcta

Última cruz correta

F R U R’ U’ F’

F R U R' U' F'

F R U R’ U’ F’ (x2)

F R U R' U' F' (x2)

F R U R’ U’ F’ —- U2 —- F R U R’ U’ F’ (x2)

F R U R' U' F' -- U2 -- F R U R' U' F' (x2)

F R U R’ U’ S R U R’ U’ Fw’

F R U R' U' S R U R' U' Fw'

Peça as bordas da última cruz

Quando fizemos a cruz amarela, comentamos que não tínhamos que nos preocupar se as cores dos lados não combinam com os centros, porque vamos resolver isso agora.

Teremos dois casos:

  1. Vamos procurar duas bordas adjacentes para estar bem colocado, ou seja, que suas cores laterais combinam com as cores dos centros. Quando os encontramos, temos que deixá-los à nossa esquerda, para que as bordas que estão bem fiquem em segundo plano e à esquerda. Uma vez que os temos assim, aplicamos o seguinte algoritmo.
  2. No segundo caso encontramos duas bordas bem, mas desta vez eles estão se enfrentando. Quando isso acontece conosco, aplicamos o algoritmo uma vez para que o caso anterior saia e repetiremos o caso 1.
U R U R’ U R U U R’

U R U R' U R U U R'

U R U R’ U R U U R’ (x2)

U R U R' U R U U R' (x2)

Como classificar os cantos da última camada

Agora só temos que colocar os cantos em sua posição e orientá-los. Agora teremos bem a cruz amarela, isso significa que a cor dos lados da cruz coincidirá com a dos centros. Agora temos dois casos possíveis.

  1. No primeiro caso, sem mexer nenhum rosto, vamos procurar um canto que esteja bem, mesmo que seja girado, que vamos corrigir na próxima etapa. Quando encontrá-lo, vamos colocar o cubo para que o canto que está bem fique à nossa direita e aplique o algoritmo que você vê na ilustração. Teremos que aplicá-lo uma ou duas vezes, ou seja, uma vez e olhar para o cubo novamente, se todos os cantos já estão em sua posição vamos para o próximo passo; no caso de ainda estar errado vamos fazê-lo novamente e se o fizemos bem teremos todos os cantos em sua posição.
  2. Caso nenhum canto esteja na posição correta, aplicaremos o algoritmo uma vez. Desta forma, alguns dos cantos permanecerão em sua posição correta e podemos prosseguir como explicamos na etapa 1.
U R U’ L’ U R’ U’ L

U R U' L' U R' U' L

U R U’ L’ U R’ U’ L (x2 o x3)

U R U' L' U R' U' L (x2 ou x3)

Oriente os cantos

Está quase pronto! Você já terá o cubo com todas as peças em sua posição, você só precisa orientar os cantos para que a cor amarela esteja voltada para cima. Vamos fazer isso de uma maneira muito simples: coloque um canto que esteja errado à sua direita e aplique o algoritmo da seguinte ilustração até que a cor amarela esteja olhando para cima. Quando essa peça estiver bem, gire a camada superior para colocar outro canto à sua direita que está errado e reaplicar o algoritmo até que o amarelo esteja olhando para cima. É muito importante não girar o cubo durante esse processo.

Quando você está orientando os cantos vai parecer, que você está desmontando o resto do cubo, mas não se preocupe, quando você terminar de orientar os cantos o cubo será totalmente resolvido.

R’ D’ R D

R' D' R D

OLHO! É muito importante que você sempre aplique o algoritmo completo. Muitas vezes você vai esquecer de fazer o último movimento porque você vai ver que o canto já está bem orientado. Mas é muito importante que você o faça completo para que o resto do cubo não seja desarmado.

Tutorial de cubo magico de vídeo

Se você ainda tem alguma dúvida, não se preocupe, aqui está o tutorial em vídeo do cubo magico. Nesses dois vídeos explicamos todos os passos novamente, para tornar ainda mais fácil para você.

Resolvê-lo!!!

Você não tem mais desculpas! Nós detalhamos e explicamos todos os casos que podem sair para você resolver o cubo.

Se você tem um Rubik 3x3 e ele não gira bem você pode parar na nossa loja, na categoria de cubos de rubik 3x3 temos mais de 90 modelos diferentes; desde cubos baratos que giram muito bem, até os cubos profissionais mais caros com os quais o recorde mundial foi alcançado.

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Tutoriais

Deixe um comentário

Comentários

  • Funciona aunque falta mejorar algún detalle
    Por:Edu P. Sobre 27/04/2023
    Avaliação:
    5.0

    Me ha tocado empezar de nuevo unas cuantas veces por no estar muy claro la orientación para empezar a mover en algunos pasos, pero al final lo he conseguido en algo más de media hora. Record!! ??

  • Agradecimiento
    Por:Juan Alvarado Rivera Sobre 26/04/2023
    Avaliação:
    5.0

    Hola

    Escribo principalmente para agradecerte, la forma de explicar este complicado tema, en lo particular yo nunca habia logrado completar el cubo, me dió mucha satisfacción haber logrado el objetivo, desde luego con tu valiosa ayuda.
    En verdad muchas gracias

  • Si funciona!!!
    Por:Naitza Bolívar Sobre 10/04/2023
    Avaliação:
    5.0

    Siguiendo esta información hemos logrado armar todo el cubo en aproximadamente hora y media. Hay que analizar las instrucciones dadas, pero si funcionan. Con práctica imagino que se puede hacer más rápido. Éxitos.

  • argburg gebraucht kaufen
    Por:Argburg gebraucht kaufen Sobre 30/03/2023
    Avaliação:
    5.0

    Woah! Ich bin wirklich zu lieben Graben die Vorlage / Thema dieser Website . Es ist einfach, aber effektiv. Eine Menge Zeit, es ist sehr hart hart zu bekommen, dass "perfekte Balance" zwischen hervorragende Usability und Optik . Ich muss sagen, dass Sie haben Sie haben a amazing Arbeit mit diesem. Auch, die Lasten sehr Blog schnell für mich auf Safari . Ausstehende Blog!

  • Último paso incompleto
    Por:José Juan Sobre 02/02/2023
    Avaliação:
    5.0

    Según otras webs (R’ D’ R D)X2 D

  • Corrección a "Orientas las esquinas"
    Por:Po Sobre 30/12/2022
    Avaliação:
    5.0

    El último paso para "Orientar las esquinas", no está del todo claro.
    El algoritmo R'D'RD hay que ejecutarlo 2 o 4 veces, hasta que el amarillo quedé mirando hacia arriba.

  • No se resuelve
    Por:Álvaro Sobre 24/12/2022
    Avaliação:
    5.0

    No se resuelve el cubo de Rubik

  • krauss-maffei
    Por:Krauss-maffei Sobre 02/12/2022
    Avaliação:
    5.0

    Esta web es realmente un paseo a través de toda la información que quería sobre este este tema tan complejo y no sabía a quién preguntar .

  • maquinas inyeccion plastico arburg
    Por:Maquinas inyeccion plastico arburg Sobre 02/12/2022
    Avaliação:
    5.0

    Acostumbro cada dia buscar webs para pasar un buen rato leyendo y de esta forma he encontrado vuestro articulo. La verdad me ha gustado el post y pienso volver para seguir pasando buenos momentos.
    Saludos

  • Duda Cubo Rubik
    Por:Adrián Sobre 22/10/2022
    Avaliação:
    5.0

    Es normal que en la primera cara las esquinas queden invertidas, pero pero ejemplo,una blanca verde rojo pero con el blanco bien, el verde en centro rojo y el rojo en centro verde?

  • demag compra de ocasion
    Por:Demag compra de ocasion Sobre 18/10/2022
    Avaliação:
    5.0

    Esto es realmente interesante, eres un blogger muy profesional. Me he unido a tu RSS y me gustaria encontrar más cosas en este gran blog. Además, !he compartido tu sitio en mis redes sociales!

    Saludos

  • Último paso
    Por:Miguel Sobre 12/09/2022
    Avaliação:
    5.0

    Hola,
    He seguido tu método y me encanta! He conseguido casi resolverlo, solo me queda el ultimo paso. Por mas que repito R' D' R D no consigo orientar las esquinas.
    Podrias ayudarme con este ultimo paso por favor?