Blog navigation

Como resolver skewb

19922 Visualizações
1 Comente
(5)
 

O skewb é um site fácil de resolver e muito divertido cubo magico. Este tipo de puzzle gira em torno dos vértices e apresenta curvas de 120º. Quando se faz uma volta, metade do cubo é movido, por isso no início pode parecer complicado de resolver, já que um movimento envolve a rotação de muitos peças; mas na realidade é muito simples, porque com algoritmos simples do estilo (para cima, para cima, para baixo, para baixo) pode ser resolvido.

Este puzzle foi inventado por um jornalista inglês pouco depois do cubo magico 3x3 e foi mais tarde comercializado por Uwe Meffert. Este puzzle tornou-se muito na moda e é um dos cubos mais procurados, uma vez que foi incluído como categoria nos concursos oficiais da WCA. O primeiro concurso em que a categoria Skewb foi incluída em Portugal foi em Março de 2014, no Murcia Open. Desde então, os cubos de velocidade têm vindo a praticar com este cubo.

Actualmente, o recorde mundial é de pouco mais de 1 segundo.

Com este tutorial iremos ensinar-lhe como resolver o skewb de uma forma fácil. Pouco a pouco poderá aprender mais algoritmos e quem sabe se no futuro será o único a manter o recorde mundial.

Em Kubekings temos muitos modelos diferentes para você escolher, encontre o seu aqui!

peças do skewb

O skewb consiste apenas em 8 esquinas e 6 centros. Todos os seus peças são móveis e permutáveis.

Centros Skewb

Centros

Esquinas skewb

Cantos

Notação para o skewb

A notação para o Skewb é muito simples, embora seja verdade que no início pode ser um pouco difícil saber se o estamos a fazer correctamente ou não.

Sabemos que rodamos correctamente a camada do skewb quando o vértice apenas gira sobre si mesmo e não se move à volta do cubo, ou seja, não muda a sua posição.

Na imagem seguinte pode ver mais claramente a que corresponde cada letra. As letras minúsculas correspondem à parte superior do cubo e as letras maiúsculas à parte inferior, localizadas imediatamente abaixo da sua letra minúscula. Finalmente, como em qualquer notação, a letra sem apóstrofo é no sentido dos ponteiros do relógio (sentido horário), enquanto as letras com apóstrofo são no sentido anti-horário (sentido anti-horário).

F: Frente

skewb f-1
skewb f-2
skewb f-3
skewb f-4

R: Certo

skewb R-1
skewb R-2
skewb R-3
skewb R-4

L: Esquerda

skewb I-1
skewb I-2
skewb I-3
skewb I-4

B: Atrás

skewb B-1
skewb B-2
skewb B-3
skewb B-4

É de notar que, para realizar os scrambles oficiais do skewbscrambles oficiais, a posição em que temos de segurar o cubo é a seguinte: Com o lado branco virado para cima, à nossa esquerda encontramos a cor verde e à direita o vermelho.

A imagem seguinte poderia ser um resumo de todas as anteriores. Neste caso, lembramo-nos que rodamos a camada correcta quando o vértice apenas gira sobre si mesmo e não desloca a sua posição.

skewb esquinas -1

NOTA: O canto azul-alaranjado corresponderia a B.

Como resolver o skewb

Etapa 1: Dispor os cantos de uma camada

O primeiro passo para fazer o nosso skewb seria organizar correctamente os cantos de um dos rostos.

Vamos começar com os cantos brancos no centro branco. Colocar um canto branco no seu rosto e utilizá-lo como referência. A partir desse canto, terá de inserir os outros três cantos na sua posição correcta.

Para este passo não existe um algoritmo específico, mas deixar-lhe-emos alguns casos práticos para inserir os cantos assim que os tivermos na cara que queremos. Não importa se os quatro cantos que encomendamos estão no seu centro correcto ou não; mas nós, neste caso, vamos colocá-los no seu centro correcto. Desta forma, no final, teremos menos casos e será mais fácil de aprender.

Recordamos a importância de tomar o cubo como se mostra na imagem para que o algoritmo seja aplicado correctamente. Em algumas imagens abaixo mostramos-lhe como seriam os movimentos.

R’ F’ R F (x2)

R' F' R F (x2)

R’ F’ R F

R' F' R F

Se reparar, quando fizermos o primeiro algoritmo, passaremos ao segundo algoritmo. Para este passo só teremos de aprender um!

skewb-p-1-1
skewb-p-1-2
skewb-p-1-3
skewb-p-1-4

Passo 2: ordenar os cantos da camada oposta

Neste passo vamos arranjar os cantos da camada oposta à que acabámos de fazer. Neste caso, como no passo 1 encomendámos os cantos da camada branca, vamos encomendar os cantos amarelos.

Para realizar este passo vamos utilizar apenas um algoritmo simples, que é o típico de cima para baixo, de cima para baixo, de baixo para baixo.

Para encomendar os cantos amarelos, devemos colocar este lado virado para cima, e podemos encontrar três casos que detalharemos abaixo.

skewb-p-2-1

Caso 1: r l r' l'

No caso 1, encontraremos dois cantos amarelos localizados no lado do cubo, um ao lado do outro; e os outros dois cantos nas faces adjacentes a estes dois, mas neste caso, um de frente para o outro. Pode vê-lo mais claramente na imagem.

Para o resolver, tomaremos o cubo colocando os dois cantos que estão um ao lado do outro à nossa direita, como podemos ver na imagem.

Aplicamos o seguinte algoritmo: r l r' l'

Ao mesmo tempo que os cantos amarelos vão ser colocados para cima, também vão ser dispostos na sua posição correcta.

skewb p-2-2

Caso 2: r l r' l' - r l r' l'

No caso 2 temos dois cantos amarelos virados para cima, um de frente para o outro; e os outros dois são colocados nos lados do cubo. Para o resolver, pegamos no cubo como se mostra na imagem e aplicamos o seguinte algoritmo: r l r' l'; passamos ao caso 1. Colocamos o cubo na posição indicada no caso 1 e aplicamos novamente o algoritmo: r l r' l'

Tal como no caso 1, os cantos amarelos estão dispostos na sua posição correcta.

tutorial-skewb-2-1
tutorial-skewb-2-2
tutorial-skewb-2-3
tutorial-skewb-2-4
tutorial-skewb-2-5

Caso 3

O caso 3 é o cubo com os cantos na posição correcta.

Passo 3: organizar o centro amarelo

O passo seguinte que vamos dar é colocar o centro amarelo na sua posição correcta.

Para tal, com o centro amarelo virado para nós e os cantos amarelos virados para cima, aplicamos o seguinte algoritmo: l r l' r' r' (Y Y Y) l r l' r' Y é a rotação do cubo no eixo Y.

l r l’ r’ (Y Y) l r l’ r

l r l' r' r' r' (Y Y) l r l' r' r

skewb 4-1
skewb 4-2
skewb 4-3
skewb 4-4
skewb 4-5
skewb 4-6
skewb 4-7
skewb 4-8
skewb 4-9
skewb 4-10

Passo 4: Solucionar o cubo

Uma vez resolvidos os rostos branco e amarelo, só podemos encontrar dois casos.

Caso 1: Temos apenas três centros para resolver. Para resolver o cubo, neste caso coloque a face branca à sua direita e a face amarela à sua esquerda. A outra face que se resolve, coloca-a no fundo. Executar o mesmo algoritmo que na etapa anterior. Terá de o fazer uma ou duas vezes para que seja resolvido.

Caso 2: Temos quatro centros para resolver. Para resolver o skewb, neste caso coloque a face branca à sua direita e a face amarela à sua esquerda e execute uma vez o algoritmo da etapa anterior. Um dos lados será resolvido e teremos de utilizar o caso 1 para acabar de o resolver.

é isso mesmo!

Como se pode ver, os algoritmos são muito simples e quase sempre seguem o padrão ascendente e descendente. Temos simplesmente de ter em conta a posição do peças para o podermos aplicar bem.

tenho a certeza de que com algumas corridas de treino vai conseguir acertar!

Esperamos que o tutorial sobre como resolver o skewb o tenha ajudado. Se ainda tiver dúvidas, pode consultar o nosso tutorial no youtube (embora a resolução aqui seja um pouco diferente da que explicámos) ou deixar-nos um comentário.

Skewb vídeo tutorial

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Tutoriais

Deixe um comentário

Comentários

  • Juanito
    Por:Juanito Sobre 20/10/2018
    Avaliação:
    5.0

    Los algoritmos no sirven, les falta algo.