Gostaria de saber como fazer o cubo magico 2x2? Normalmente vemos tão pequeno e com tão poucos peças que achamos muito simples (e realmente é); mas você precisa saber alguns passos para ser capaz de terminá-lo com sucesso.
A primeira coisa que temos que ter em mente é que precisamos de um cubo magico 2x2 que se torne bem. Se você usar o cubo típico de € 1, provavelmente vai se desesperar, já que eles não têm corte de canto e sua rotação deixa muito a desejar.
Nós lhe damos duas recomendações, se você está procurando algo econômico, o QidiQiYi 2x2 S, um cubo que custa cerca de € 5 e tem um excelente valor para o dinheiro. E para quem quer o melhor recomendamos o GAN 251 M Leap UV Revestido, este custa pouco mais de € 39 e atualmente é o melhor 2x2 você pode comprar.
Em nossa loja você pode comprar o cubo magico 2x2 que melhor se adequa às suas necessidades e 100% com segurança.
Neste tutorial vamos aprender de forma fácil como fazer o cubo 2x2.
Notação para o cubo 2x2
O cubo magico 2x2 tem uma nomenclatura muito simples.
Podemos encontrar seis tipos de curvas, que são chamadas como no cubo 3x3. Eles são os seguintes:
- U (Up): Camada superior (rosto branco)
- D (Para baixo): Camada inferior (face amarela)
- R (Direita): Camada direita (face vermelha)
- L (Esquerda): Camada esquerda (rosto laranja)
- F (Frente): Camada frontal (face verde)
- B (Costas): Camada traseira (face azul)
Voltas no sentido horário
Voltas no sentido anti-horário
Antes de começar a fazer o cubo 2x2, devemos levar em conta duas questões:
1. As curvas podem ser feitas em duas direções. No sentido horário (sentido horário) e no sentido anti-horário (sentido anti-horário). Quando o sentido é no sentido anti-horário, ele é representado com a letra mais um apóstrofo (por exemplo, U').
2. A mesma camada pode ser dada duas voltas, de modo que sua nomenclatura seria, a letra que corresponde mais um 2; por exemplo, para a camada superior, U2. Não importa se é feito no sentido horário ou anti-horário, vamos acabar no mesmo ponto.
Com essa notação básica já podemos começar com nosso tutorial; embora se você quiser saber mais sobre notação você pode ver o nosso post no blog.
Como fazer a camada superior do cubo 2x2
Se você já sabe como resolver o 3x3 essa primeira camada não vai trazer nenhum problema: tudo o que temos que fazer é colocar todas as peças brancas na mesma camada, levando em conta que as cores dos lados combinam. Na ilustração à esquerda podemos ver como seria.
Se você não sabe como fazer o 3x3 abaixo explicamos os casos que podem sair para resolver esses cantos.
Normalmente, começamos a resolver o cubo completando a camada branca, que usaremos como camada superior. Concentre-se em um canto e use-o como uma referência para construir sua camada lá. Olhe no cubo para o canto que iria ao seu lado. Se, por exemplo, você selecionou o canto branco-verde-vermelho, você deve procurar o branco-verde-laranja ou o branco-vermelho-azul. Ou seja, eles devem ter duas cores em comum. No caso que colocamos, poderíamos selecionar o branco, que como mencionamos antes agirá como uma camada superior, o verde para colocá-lo em um lado, ou o vermelho para colocá-lo do outro.
Posicione os cantos
Para colocar os cantos, podemos nos encontrar com situações diferentes. Estão todos resolvidos de uma forma específica. Em seguida, vamos explicar cada um deles, de modo que você só terá que olhar para os diferentes cantos que você quer colocar e fazer a sequência de movimentos que corresponde ao seu caso.
1. Primeiro caso: na camada inferior, sob o lugar onde queremos que nossa peça vá, temos um canto em que a cor branca está voltada para nós. Para colocá-lo em sua posição correta temos que fazer quatro passos simples, que podemos ver na primeira ilustração.
2. Segundo caso: nesta ocasião, a cor branca é deixada de frente para baixo. Da mesma forma que no caso anterior, posicionamos o canto logo abaixo de onde queremos inseri-lo e repetir o mesmo algoritmo de antes. Temos que repeti-lo três vezes para que o canto seja colocado em sua posição correta.
3. Terceiro caso: pode acontecer que o canto esteja em sua posição correta, mas equivocado, ou seja, a cor branca é deixada de frente para nós. Para mudá-lo temos que aplicar o mesmo algoritmo que nos casos anteriores, mas desta vez temos que repeti-lo duas vezes.
D'R' D R
D' R' D (x3)
D' R' D R (x2)
4. Quarto caso: nos encontramos em uma situação muito semelhante à do caso anterior; a diferença é que a cor branca não está nos encarando, mas fica à direita. Para corrigir esta peça vamos fazer o mesmo algoritmo e repeti-lo quatro vezes.
5. Quinto caso: encontramos algo muito semelhante ao caso 1, mas o alvo, em vez de olhar para nós, fica olhando para a direita. Desta vez faremos um algoritmo ainda mais simples. Também podemos resolvê-lo com o mesmo algoritmo que nos outros casos, mas teríamos que aplicá-lo cinco vezes.
D' R' D (x4)
R' D' R
Resolva a última camada de um cubo magico 2x2
peças-alvo
Para resolver a última camada do cubo 2x2 devemos primeiro colocar toda a camada da mesma cor usando um algoritmo simples. Se a primeira camada que fizemos é branca, a camada que agora vamos procurar colocar a mesma cor é o seu oposto, neste caso o amarelo. Teremos que colocar a camada já feita (a branca) virada para baixo e a amarela, que é a que agora queremos fazer, para cima.
Para colocar todos os peças, com o rosto amarelo virado para cima, teremos que aplicar o seguinte algoritmo quantas vezes for necessário para que a peça amarela esteja localizada voltada para cima: (R' D' R D). OLHO! Lembre-se sempre de retornar o último movimento (D).
Quando a peça amarela está voltada para cima, giramos a camada superior no sentido horário (U) e executamos o algoritmo anterior novamente para substituir a próxima peça. Então vamos fazê-lo com os quatro peças e se algum já estiver colocado, basta girar a camada superior novamente no sentido horário (U).
R' D' R D + U
Cubo de 2x2 de resolução final
Uma vez que todos os peças amarelos em sua posição correta, apenas três casos podem ocorrer. Vamos saber o que você deve
- Primeiro caso: o cubo foi resolvido. Parabéns, você está feito!
- Segundo caso: veremos dois peças adjacentes, bem colocados e outros dois mal, como mostra a imagem a seguir.
Para resolvê-lo, devemos colocar a peças correta à nossa esquerda, como vemos na imagem acima e aplicar o seguinte algoritmo: R U2 R' U' R U2 L' U R' U' U' L
- Terceiro caso: nesta ocasião, teremos dois cantos bem posicionados e outros dois mal, como podemos ver abaixo:
Para resolver este último passo podemos usar o mesmo algoritmo de antes duas vezes, mas entre uma e outra vez teremos que girar a camada superior duas vezes. Se quisermos apenas aprender um algoritmo no momento, podemos usar o algoritmo anterior. Vamos usá-lo pela primeira vez e, como resultado, teremos o Caso 2. Teremos que girar a camada superior duas vezes para colocar os peças que foram ordenados em sua posição correta. Agora estamos executando o mesmo algoritmo novamente porque, neste momento, estamos no caso 2. O algoritmo é o seguinte: (R U2 R' U' U' R U' R' U R' U' L' L) U2 (R U2 R' U' R U2 L' U R' U' U' L)
Pronto! Você está acabado.
Finalmente, se você quiser resolvê-lo em um único passo ou aprender mais algoritmos, mostramos outro algoritmo diferente que você deve começar em um canto que está mal posicionado.
R U R' U (R U2 R' U' R U2 L' U R' U' L) U' R' R' R' R'
Você não tem mais uma desculpa para dizer que não sabe como fazer o cubo magico 2x2! Enfrente novos desafios e aprenda os algoritmos que explicamos neste tutorial; com a prática você pode fazer tempos muito bons!
Tutorial de cubo magico 2x2 de vídeo
Se você ainda tem alguma dúvida ou quer ver este tutorial de vídeo, aqui vamos deixá-lo.
Para que você não tenha nenhuma desculpa, temos uma grande variedade de 2×2 baratos cubos de rubik que giram muito bem; também os melhores 2×2 cubos do mercado com os quais você pode praticar para bater o recorde mundial e se tornar o melhor cuber de velocidade. Compre seu cubo magico 2×2
Eu já domino o cubo de 2×2 agora o quê?
Se você já domina 2×2, você pode complicar um pouco as coisas com omodificações 2×2. Nós nos divertimos e entreteremos com o qual você certamente terá um bom tempo tentando resolvê-los. Alguns dos mais conhecidos são: o cubo mirror 2×2, Pyramorphix, Gear Cube 2×2 e se você se atrever com o desafio, que é possivelmente a modificação mais difícil, o cubo Ghost 2×2.
Resolva isso!
Deixe um comentário
Comentários
Sobre los tutoriales
Por:Rodolfo Valeiras Reina Sobre 12/02/2023El método explicado en el vídeo es diferente del explicado en el texto, a pesar de que dice: "Si aún te ha quedado alguna duda o quieres ver este tutorial en vídeo, aquí te lo dejamos." El tutorial del vídeo me ha gustado mucho.