Blog navigation

Cubos de Rubik para a competição

9457 Visualizações
 

Quando você já alcançou alguma habilidade e nível na resolução do cubo magico e seus tempos começam a ser cada vez menores, é normal procurar uma velocidade de resolução cubo magico que lhe permita continuar diminuindo seus tempos e ao mesmo tempo competir. Neste ponto, todos nós temos a mesma dúvida, qual cubo devo escolher para competir?

Neste artigo vamos rever os melhores cubos de rubik de cada categoria e aqueles que os concorrentes costumam usar em competições de speedcubing.

Quer saber quais são? Ler!

Melhor cubo de 2x2 para speedcubing

Na categoria de cubos 2x2, o principal da maioria dos concorrentes é o GAN 251 M Leap, é um passe de cubo magico 2x2 graças à sua tecnologia Leap. Outro cubo muito interessante que é muito usado é o qiyi Valk 2 M.

GAN 251 M Leap

Melhor cubo de 3x3 para speedcubing

Esta é a categoria rainha, praticamente todos que vão competir participam desta categoria e embora possamos encontrar muitos cubos muito bons, mencionaremos apenas dois, o melhor cubo independentemente do preço e o que achamos que é o melhor em valor para o dinheiro. 

O cubo Best 3x3 para competição é o Gan 13 Maglev UV Coated, este é o mais recente lançamento da marca Gan e é uma verdadeira maravilha. Tem o novo núcleo 3.0, auto-alinhamento de rotação de até 30 graus, 88 ímãs, ajuste maglev melhorado, superfície revestida de UV e 216 configurações diferentes. Se você está procurando o melhor cubo para competir em 3x3 este 2023 é o seu cubo.

Outro modelo amplamente utilizado por seu ótimo custo-benefício é o X-Man Tornado v3 3x3 Maglev, este cubo traz 3x3 a monte de novos recursos e melhorias que o tornam um dos melhores cubos para competir. Este modelo destaca seu sistema Maglev e seu núcleo magnético, mas se você quiser saber mais, vá para o produto e encontrará todos os recursos.

GAN 11 M Pro UV Coated

Cubo Magico 4x4 para speedcubing

Atualmente a melhor 4x4 para competir é a moyu Aosu WR M, que percorre muito bem e é muito estável. O YJ MGC 4x4 M também é um cubo incrível para a competição, os cubos 4x4 Moyu são os que oferecem mais desempenho e os que você tem que se preocupar menos com o POP (quer saber mais sobre o POP? Clique aqui)

MoYu Aosu 4x4 WR M

Melhor Cubo Mágico 5x5 para competir

O melhor cubo para competir na categoria 5x5 é o moyu Aochuang WR M é um cubo que se destaca pela sua suavidade. Outro modelo altamente recomendado por sua ótima relação custo-benefício é o YJ MGC 5x5 M, deste podemos destacar sua grande sensação magnética e excelente rotação. 

MoYu AoChuang 5x5 WR M

Cubo Mágico 6x6 para competir

A melhor 5x5 para a resolução de velocidade é o Moyu Aoshi 6x6 WRM, conhecido por uma curva impressionante e seu tamanho e peso são ideais para corridas.

Quase todos os concorrentes que participam nesta categoria fazem-no com este cubo, ou com o YJ MGC 6x6 M

X-Man Shadow 6x6 V2 M

Cubo Mágico 7x7 para resolução de velocidade

Como 7x7 cubo preferido para competir, temos o AofuMoyu 7x7 WRM, se eu tiver que destacar algo disso modelo fico com seu sistema de posicionamento magnético que o torna muito estável e permite resolvê-lo muito rapidamente. 

Como segunda opção, gosto do X-Man Spark 7x7 M. Oferece o mesmo desempenho que o 6x6 desta mesma marca, é muito estável e a parte 3x3 fica ótima. É uma excelente opção e também muitos dos concorrentes, usam este cubo, para algo que será.

X-Man Spark 7x7 M

Nas competições há mais categorias do que as descritas acima, então abaixo, vamos ver com quais cubos eu concorro no resto das categorias.

Pyraminx para a concorrência

Normalmente, eu costumo competir com o Moyu Weilong Pyraminx Maglev, ele fica ótimo e é muito suave; embora eu também costumo competir com o X-Man Pyraminx Magnético V2, mas pessoalmente, acho que a pyraminx de Moyué um pouco melhor.

MoYu WeiLong Pyraminx Maglev

Square-1 para resolução de velocidade

Sempre competi com a Square-1 da Qiyi; Tem uma curva suave, é muito estável e vai rápido. Mas quando a Yj lançou o MGC Square-1, com apenas algumas voltas, eu já sabia que era o melhor Square-1 para a competição, é um cubo com um design moderno, um bom acabamento e uma curva rápida e controlável com bom corte de curva.

X-Man Volt Square-1 V2 Magnético

Skewb para competir

A melhor Skewb no mercado hoje para competir é o GAN Skewb Enhanced. Normalmente, eu não costumo competir nesta categoria, porque eu não costumo praticar muito com o skewb, mas quando eu faço, eu uso esse balde. É um cubo magnético que melhora o posicionamento após cada curva, eu pessoalmente prefiro a versão UV Coated, para mim tem melhor aderência. Além disso, tem grande estabilidade. O que mais poderíamos pedir?

GAN Skewb M Enhanced UV Coated

Megaminx para a concorrência

Na última categoria em que concorro, é na megaminx. Eu faço isso com o GAN MEGAMINX e quase todo mundo que faz isso nesta categoria usa este cubo ou o Galaxy megaminx x-man. Ambos giram muito bem, mas a GAN me ajudou muito a diminuir meus tempos nesta categoria.

GAN Megaminx

Existem mais categorias oficiais nas competições, mas ou eu não participo delas há muito tempo, ou nunca participei, então não me atrevo a recomendar nenhum cubo para essas categorias.

  • Para as categorias de venda os olhos o cubo deve ser estável, para que não percamos nenhuma curva e saibamos a todo momento em que parte da solução estamos.
  • O menor número de movimentos é uma categoria em que você não precisa girar o cubo rapidamente, então qualquer cubo que gire bem nos serviria.
  • O melhor clock do mercado é, sem dúvida, o Qiyi Clock, qualquer categoria speedcuber usa a versão Qiyi porque está bem acima dos outros modelos disponíveis.
  • Para uma mão, muitas pessoas usam um cubo menor, 50 mm, mas realmente não importa se é o tamanho padrão. O importante é que corra bem porque com uma mão custa mais trabalho do que com duas.

As melhores marcas de cubos de rubik para a concorrência

Em suma, nas categorias concorro com cubos QIYI, GAN ou Moyu, quase todas GAN, mas em 6x6 competi com Qiyi, ou se competisse em Clock certamente também usaria o Qiyi.

Ao longo deste artigo, tenho dito quais são os melhores cubos, na minha opinião, para competir. Como pudemos observar, falei de algumas marcas como Moyu, GAN ou Qiyi; Mas, sem dúvida, GAN é a que prevalece sobre as outras marcas. Esta marca conseguiu abrir o mercado graças aos seus cubos de resolução rápida ou velocidade e à qualidade dos seus designs. Em anos anteriores, cheguei a competir com todos os Moyu ou Qiyi, mas atualmente GAN está fazendo a diferença.

Tenha em mente que esta é a minha opinião pessoal e estes são os cubos com os quais prefiro competir, mas, felizmente, existem muitos modelos diferentes e muitas marcas no mercado para que todos escolham o que melhor se adapta aos seus gostos e preferências. E você, com quais cubos você participa? Quais são os seus melhores baldes para resolução de velocidade? Deixe nos comentários e assim podemos ver mais pontos de vista.

Atualização 10/05/2022.

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Artigos

Deixe um comentário