Blog navigation

Como lubrificar o Cubo Magico

12956 Visualizações
8 Comentários
(5)
 

Certamente você está se perguntando como lubrificar o cubo magico.  É algo básico que faz parte da manutenção de seus cubos. Todos os SpeedCubers, mais cedo ou mais tarde, descobrem que seu cubo magico, depois de muito uso, não está indo tão bem quanto no início. Isso porque, a partir das repetidas resoluções que são aplicadas ao balde dia após dia, o lubrificante que eles inicialmente trazem da fábrica seca ou simplesmente, o plástico do balde se desgasta por causa da esfregação e o balde fica sujo dentro afetando diretamente a sensação de rotação. Tudo isso tem uma solução. Com boa limpeza interna, lubrificação e ajuste, o balde pode permanecer o mesmo ou até melhor do que no início.

Compre lubrificante para Cubo Magico

Tipos de lubrificantes que podemos encontrar

Atualmente, existem muitos lubrificantes para ocubo magico.  O ideal é usar lubrificantes à base de silicone, pois estes são específicos para plásticos; para que eles não afetem o plástico e até mesmo alguns o protejam. Um erro muito comum que alguns speedcubers iniciantes geralmente fazem é usar óleos refinados ou industriais. Isso é prejudicial para o balde, pois eles podem atacar a composição da camada superficial do plástico e muitas vezes suja muito. O ideal são óleos à base de silicone, aerossol ou líquido.

Lubrificantes de aerossol

Um dos melhores lubrificantes de spray para Cubos de Rubik é Fischer. Este lubrificante é muito limpo porque não deixa nenhum resíduo; ele só cria um filme fino de lubrificante entre os peças para evitar que eles se esfreguem uns contra os outros. Seu efeito é imediato e bastante durável, transformando um cubo com uma curva dura em um cubo com uma curva suave. Seu efeito é muito mais perceptível em cubos robustos que giram mal; em cubos de velocidade que já giram bem, seu efeito é perceptível, mas não tanto quanto em cubos com pior rotação ou robusto.

 Lubricante Fischer
 Lubricante Fischer

Óleo de Silicone

Também podemos encontrar lubrificantes líquidos.  Estes oferecem uma ampla gama de densidades e opções que até mudam a sensação de rotação do cubo dependendo de qual deles usamos. Podemos encontrar lubrificantes aquosos; Como a Maru Lube. Este é um lubrificante muito popular, pois é muito eficaz e faz o cubo girar muito suavemente. O problema é que sendo muito líquido, ele evapora muito rapidamente, então seu efeito dura muito pouco, especialmente em estações quentes. Outros lubrificantes líquidos são óleos à base de silicone. Estes são como LubriKings ou como o lubrificante que os baldes QiYi trazem ou moyu de fábrica. Essas marcas geralmente usam lubrificantes de baixa densidade e também são bastante eficazes e as mais utilizadas no mundo da Cubos de Rubik.

LUBRIKINGS
GAN LUBE
MARU LUBE
QIYI LUBE

Silicone líquido

Outro lubrificante que é muito popular, e são os mais utilizados por especialistas na resolução de cubo magico, é o silicone líquido. Em kubekings desenvolvemos LubexKings, um lubrificante à base de silicone líquido puro. Oferece uma ampla gama de densidades. As unidades em que a densidade é medida estão em CST. CtS são centistokes e medem a viscosidade cinemática de um fluido. Isso relaciona a viscosidade dinâmica com a densidade do fluido; assim, quanto maior o número de CST, maior a densidade do lubrificante e mais viscoso ele é. Temos densidades de 1000 CST que é bastante fluido a 90.000 CST que é um lubrificante muito denso. Para Cubos de Rubik convencionais, a partir de 30.000 CST o lubrificante é um pouco denso e pode retardar um pouco a rotação do cubo. Lubrificantes mais densos são recomendados para lubrificar núcleo, parafusos e molas. Estes lubrificantes com maior densidade são muito eficazes na eliminação de ruídos em molas e proteção deles.

Lubexkings
Lubexkings

Em luz Cubos de Rubik ou com um plástico fino, como o Gan 356 Air SM ou o Yuxin HuangLong 3x3 M, lubrificantes de baixa densidade como 1000 CST ou 5000 CST são recomendados. Por outro lado, em cubos de rubik mais robusto ou com um plástico mais grosso, recomenda-se o uso de lubrificantes com maior densidade; embora seja uma questão de gosto. Esses lubrificantes podem ser misturados gerando novas densidades e sensações para o cubo magico. Se o seu cubo magico estiver sujo por dentro, o ideal é desmontá-lo e limpar todos os peças. Uma vez limpo, o que você tem que fazer é montá-lo pouco a pouco. Enquanto o cubo está sendo montado, todas as partes internas são lubrificadas.

Testando LubexKings

Que lubrificante usar nos diferentes cubos de rubik

Lubrificante é uma parte importante do cubos de rubik. É algo a ter em mente quando cubos de forma profissional. No mercado encontraremos muitos lubrificantes para o cubo magico.

  • Recomendo cubos grandes e robustos, como os de MF8, o aerossol lubrificante Fischer. É muito fácil de aplicar e muito eficaz, também é muito limpo.
  • Para cubos grandes, como cubos de 5x5, 6x6... recomendamos óleos de silicone como Lubrificantes, Gan Lubrificante e outros. Esses lubrificantes entram pelo interior do peças e deixam uma curva muito boa e suave.
  • Para cubos de rubik 2x2, 3x3 e 4x4, recomendo os Lubrificantes em densidades de 1000 CST a 30000 CST. Este lubrificante deixa sensações muito agradáveis e é muito eficaz.

Cada pessoa tem seus próprios gostos, então o ideal é tentar alguns para ver com qual se sentemos mais confortáveis e qual gostamos mais. Alguns cuberos vão gostar mais de um tipo de lubrificante, enquanto outros preferem outro tipo; existem alguns cuberos que até os misturam e fazem de seus próprios testes. Caso não gostemos de nenhum tipo de lubrificante, só teríamos que limpar o balde para remover o lubrificante e é isso. Se você tiver alguma dúvida sobre o lubrificante, você pode colocá-lo nos comentários e continuaremos falando sobre este tema.

 
¿Te resultó útil esta entrada de blog?
Postado em: Artigos

Deixe um comentário

Comentários

  • Lubriderm como lubricante
    Por:Juan Diego Sobre 03/02/2023
    Avaliação:
    5.0

    Hola, quería pregunta si puedo usar la crema humectante Lubriderm como lubricante para mi cubo de Rubik

  • Lubriderm como lubricante
    Por:Juan Diego Sobre 03/02/2023
    Avaliação:
    5.0

    Hola, quería pregunta si puedo usar la crema humectante Lubriderm como lubricante para mi cubo de Rubik

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 12/01/2022
    Avaliação:
    5.0

    Hola,

    Con el uso el cubo ira tirando el exceso de lubricante, también puedes desmontarlo y limpiarlo internamente con un trapo limpio y seco.

    Un saludo.

  • Nashe300
    Por:Nashe300 Sobre 12/01/2022
    Avaliação:
    5.0

    Hola , acabo de lubricar un cubo 2x2 y al parecer me pase de lubricante, y ahora gira muy rápido pero se traba, que hago

  • José Martínez
    Por:José Martínez Sobre 07/01/2022
    Avaliação:
    5.0

    Buenos días,
    No utilices eso, puedes estropear el cubo. Tienes que usar lubricantes específicos en base silicona. En nuestra web kubekings.com encontrarás varios lubricantes especificos para el cubo de rubik.

  • Iñaki
    Por:Iñaki Sobre 06/01/2022
    Avaliação:
    5.0

    Hola! Buenos dias. Me habian comentado que use lubricante para maquinas de coser que tambien funciona para plastico ya que es ligero y no altera al plastico. El problema es que cuando lo lubrico queda mas duro que cuando no lo habia lubricado. Me podrian ayudar explicando por qué pasa esto y si tengo que dejar de usar este lubricante? Pareciera como si quedaria todo trabado sin poder girar bien. Ya lo desmonte y limpie por completo. Muchas gracias

  • Juan de Dios
    Por:Juan de Dios Sobre 28/08/2018
    Avaliação:
    5.0

    Hola un pregunta, ¿a qué densidad de LubexKings corresponde más o menos los lubricantes como Gan Lube y Lubrikings? Un saludo.

  • Juan de Dios Herrera
    Por:Juan de Dios Herrera Sobre 20/08/2018
    Avaliação:
    5.0

    Una pregunta, para cubos como 5x5 y 6x6 en los que recomendais GanLube y LubriKings, ¿a qué densidad corresponden más o menos dichos lubricantes con Lubexkings? Gracias y un saludo.