POP - Jogo de Cartas
Pop é o primeiro jogo de cartas dedicado ao puzzle mais famoso do mundo, o cubo de rubik. Este jogo é para 2 jogadores e é baseado no método de resolução CFOP, utilizado pela maioria dos cubistas profissionais, mas não entres em pânico! Não precisas de saber como resolver o cubo para poderes jogar. Compreenderás facilmente como funciona o método e aprenderás os termos utilizados pelos cubistas e talvez também te apaixones pelo maravilhoso mundo do Cubo de Rubik.
O método CFOP baseia-se na resolução do cubo em quatro etapas:
1. CRUZ: faça a cruz (branca ou amarela) que corresponde às cores dos centros das faces.
2. F2L: completar as duas primeiras camadas.
3. OLL: orientar a última camada.
4. PLL: trocar as peças da última camada.
OBJECTIVO DO JOGO
Completa as quatro etapas do quadro com as cores correspondentes e ganhas o jogo.
Como jogar?
Baralhe todas as cartas e distribua 5 cartas a cada jogador, as restantes cartas são deixadas viradas para baixo na mesa para poderem ser compradas. Se começar o jogo com 0, 1 ou 2 cartas, tira até ter 5 cartas na sua mão. Se tiver um número de cartas igual ou superior a 3, tira 2 cartas.
As cartas de cubo que tem na mão são descartadas para a esquerda ou para a direita do baralho e são contadas entre as cartas a serem compradas no inÃcio do seu turno.
Não pode ter mais de 10 cartas na sua mão no final do turno, se isso acontecer (difÃcil) e não puder jogar nenhuma delas, terá de descartar as cartas restantes à direita do baralho de cartas.
QUE COMECE O JOGO!
Coloca as tuas cartas do CUBO na mesa e atribui as cores correspondentes a cada etapa, tira cartas ao teu adversário e lembra-te: protege as tuas etapas porque o cubo pode rebentar! O primeiro jogador a completar as quatro etapas ganha o jogo.
ATENÇÃO!
Há outra forma de ganhar o jogo: F.M.C. (fewest move count). Apenas 6 cartas em 40 estão marcadas com os passos F.M.C..
XCROSS, 1°F2L, 2° F2L, 3° F2L, OLL, T-PERM.
Se tiveres estas 6 cartas na mão, mostra-as por ordem e ganhas o jogo.
Para 4 jogadores, utilizar 2 baralhos de POP.
Para 3 jogadores, acrescente ao baralho 20 cartas de outro baralho: 1 CRUZ, 1 F2L, 1 OLL, 1 PLL, 1 branca, 1 amarela,
1 vermelho, 1 laranja, 1 azul, 1 verde, 1 W.R., 2 P.B., 1 D.N.F., 1
O.H., 1 B.S., 2 C.T. e 2 POP.
TIPOS DE CARTÕES
40 cartas no total: 8 cartas de CUBO, 11 cartas de COR, 12 cartas de JOGO, 9 cartas de TEMPORIZADOR.
CARTAS CUBO
Deste tipo de cartas, existem no total 2 CROSS, 2 F2L, 2 OLL, 2 PLL.
Cada vez que começa a sua vez, deve trazer para a mesa à sua frente todas as cartas CUBO. Se tiveres duas cartas
CUBO, deve deitar fora uma das duas cartas à direita ou à esquerda do baralho. Como pode ver, as cores necessárias para cada etapa estão indicadas nas cartas.
- CRUZAMENTO: é atribuÃda a carta de COR branca ou amarela.
- F2L: são atribuÃdas duas cartas de COR entre estes pares: vermelho e azul, vermelho e verde, laranja e azul, laranja e verde.
- OLL: são atribuÃdas duas cartas CORES entre vermelho, laranja, verde e azul, não repetidas.
- PLL: é atribuÃda a carta de COR branca ou amarela, que deve ser oposta à carta CRUZ, ou seja, se colocar a carta branca na carta PLL, colocará a amarela na carta CRUZ e vice-versa.
CARTÕES DE CORES
Neste tipo de cartas, existem 2 brancas, 2 amarelas, 2 cor de laranja, 2 verdes, 1 vermelha, 1 azul e 1 azul-vermelha.
Para atribuir as cartas COR, coloque-as em cima da carta CUBO, deixando o nome visÃvel, como no exemplo acima. A carta de salto de cor com duas cores é suficiente para completar o F2L ou o OLL, não é emparelhada com outras cartas de cor. Depois de atribuir uma carta COR a uma "etapa", não pode retirá-la nem mudá-la para outra "etapa".
CARTAS DE TEMPORIZADOR
Existem 5 cartas de Melhor Pessoal, 1 de Recorde Mundial e 3 de D.N.F. no total.
O Personal Best e o Recorde do Mundo são atribuÃdos à s etapas para proteger as cartas de CUBO e de COR dessa etapa de serem compradas por outro jogador. Coloque-as no topo da etapa que pretende proteger, mesmo que esta não esteja cheia de cartas de COR.
- PERSONAL BEST: protege a etapa
- RECORDE MUNDIAL: protege a etapa até ao fim do jogo.
- NÃO ACABOU: descarta um P.B. do teu adversário.
CARTAS DE JOGO
Há 1 Look Ahead, 3 One Hand, 2 Blind Solve, 2 Corner Twist, 3 Pop, 1 Scramble.
Cada vez que joga uma carta de JOGO, deve descartá-la à esquerda do baralho de cartas.
- OLHAR EM FRENTE: tira duas cartas.
- UMA MÃO: tira uma carta da mão do teu adversário.
- BLIND SOLVE: tira uma carta de COR das mãos do teu adversário, o teu adversário mostra-te quantas cartas de COR ele tem e tu tiras uma. Se ele não a tiver, terás de descartar a tua carta Blind Solve, uma vez que esta foi utilizada.
- CORNER TWIST: Se o "passo" do teu adversário não estiver protegido por uma carta TIMER P.B. ou W.R., podes tirar uma carta COR da mesa. O Corner Twist não funciona na etapa CROSS.
- POP: se o "passo" do teu adversário não estiver protegido por uma carta TIMER P.B. ou W.R., podes tirar a carta CUBO, se já a tiveres podes descartá-la à direita do baralho. As cores atribuÃdas são devolvidas à s mãos do jogador.
- SCRAMBLE: troca uma carta de COR na tua mão por todas as cartas de COR na mão do teu adversário. Se o teu adversário não tiver cartas de COR, tens de descartar a carta Scramble por a teres utilizado.
Significado dos termos do cubo no jogo POP
- Olhar em Frente: resolver um passo enquanto procura resolver o passo seguinte.
- Uma Mão: uma categoria nas competições da WCA, que consiste em resolver o cubo com uma mão.
- Solução às cegas: uma categoria das competições da WCA, consiste em resolver o cubo com os olhos vendados.
- Comer Twist: é um canto que roda involuntariamente durante uma resolução.
- Pop: quando as peças do cubo saltam.
- Scramble: para baralhar o cubo.
- Saltar: quando, por acaso, durante o processo de resolução, encontra um passo que já foi resolvido.
- Melhor tempo pessoal: o seu melhor tempo pessoal (a sua solução mais rápida).
- Recorde Mundial: o melhor tempo do mundo (a resolução mais rápida do mundo em competição).
- D.N.F.: Não terminou, quando se pára o tempo e o cubo está a mais de dois passos de ser resolvido.
- F.M.C.: é uma categoria em competições, que consiste em resolver o cubo no menor número de movimentos possÃvel.
- Número de jogadores
- 2
- Idioma
- Duração média da partida
- Idade recomendada
- 6+
Pagamento 100% seguro:
- Cartão de crédito (Recomendado)
- Paypal (Comissão 3%)
- Transferência Bancária
- Pagamento contra entrega. (Comissão 2,99€)
Formas de envio
- Todos os pedidos feitos antes das 17:00 são enviados no mesmo dia com Nacex (Dias úteis)
- Entrega no dia seguinte. (Dias úteis)
- Custo do frete 5,26€ com Nacex
- InPost envio para ponto de coleta por 4,18€
- PaÃses para os quais enviamos. Clique aqui.